
Japão buscará cúpula bilateral com a Coreia do Norte.
Acredita-se que o governo do Japão esteja monitorando, de perto, o progresso para a esperada cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte. A aparente intenção é estar pronto para fazer arranjos de bastidores com Pyongyang para explorar a possibilidade de diálogo, incluindo uma cúpula bilateral.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, realizou sua primeira reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim nesta semana. Kim também se encontrará com o presidente sul-coreano Moon Jae-in no dia 27 de abril, para a 3ª cúpula intercoreana. Ele também deve se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Membros dos partidos governantes e de oposição japoneses estão preocupados que os eventos possam deixar o país para trás.
Autoridades do governo japonês dizem que a Coreia do Norte também poderá realizar uma cúpula com a Rússia.
Outras autoridades dizem que conversações diretas com a Coreia do Norte serão, eventualmente, necessárias para resolver a questão do sequestro de cidadãos japoneses por aquele país.
Um alto funcionário do governo japonês disse que vários canais diplomáticos estão sendo explorados para entrar em contato com a Coreia do Norte.
O funcionário acrescenta que os assuntos dependerão dos EUA e da Coreia do Norte, já que o que mais importa para Pyongyang é garantir a segurança de seu regime.
Espera-se que o governo japonês se coordene com os EUA, a Coreia do Sul e a China para determinar em que medida a Coreia do Norte está pronta para se desnuclearizar.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















