Rússia nega entrada em porto de navio com produtos da Coreia do Norte.
A Rússia negou a entrada portuária de um navio que transporta carga da Coreia do Norte. Acredita-se que o navio possa conter produtos cuja importação esteja banida, sob as resoluções da ONU contra Pyongyang.
O operador russo do navio Mangyongbong relata que o mesmo chegou na quarta-feira (31), em Vladivostok, tendo esperado no mar por 3 dias.
Fontes no porto de Vladivostok relataram à NHK que a carga do navio inclui alimentação para gado, acrescentando que podem ser classificados como produto agrícola, cuja importação é proibida pelas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte.
A Rússia diz ter laços estreitos com a Coreia do Norte, porém, algumas mídias ocidentais relatam que as autoridades russas podem usar a negação de entrada no porto para mostrar que estão observando as resoluções da ONU.
O Mangyongbong entrou em serviço em 1971 e foi usado em um programa para coreanos que viviam no Japão para se mudarem para a Coreia do Norte.
Em maio passado, a empresa de navegação russa lançou um serviço regular de transporte de passageiros e carga usando o navio, entre Vladivostok e o porto de Rajin, na parte nordeste da Coreia do Norte, a sua utilização, porém, diminuiu devido a sanções mais severas contra o Norte.
- Ruth Iren Holand lança balada espiritual “You” - 28 de novembro de 2025 6:32 am
- Bauducco: Panettone, Chocotone e Tradição - 28 de novembro de 2025 6:04 am
- Programa O Sul em Cima, edição 37/2025,homenageia Lô Borges - 28 de novembro de 2025 5:33 am
















