
Limpeza nuclear de cidade em Fukushima deverá começar em maio.
Os trabalhos de descontaminação nuclear usando fundos estatais começará por volta de maio em Namie, uma cidade no nordeste do Japão, atingida pelo terremoto e tsunami de 2011, para tornar as áreas mais contaminadas novamente habitáveis.
O governo procura levantar uma ordem de evacuação para três áreas da cidade, cobrindo cerca de 660 hectares, até março de 2023.
A ordem de evacuação cobre, atualmente, cerca de 80 por cento de Namie, na Prefeitura de Fukushima, e as áreas a serem descontaminadas compõem cerca de 3,7 por cento, onde a entrada está proibida.
Em 22 de dezembro, o governo aprovou um plano apresentado pela cidade para reconstruir as áreas afetadas pelo acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Foram realizados esforços semelhantes de reconstrução na cidade vizinha de Futaba desde dezembro e também estão programados para começar na cidade de Okuma em março.
Para Namie, a primeira rodada de trabalho abrange cerca de 30 hectares de terra.
Em 11 de março de 2011, um tsunami inundou a usina de seis reatores, localizada em Okuma, Prefeitura de Fukushima, e inundou as instalações de fornecimento de energia.
Os sistemas de resfriamento do reator foram prejudicados e os reatores números 1 a 3 sofreram colapso de combustível.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















