Japão detecta possível entrega do petróleo a navio norte-coreano.
Um avião japonês de patrulha marítima detectou, novamente, no mar da China Oriental um suposto fornecimento de petróleo a um navio norte-coreano, em violação das sanções internacionais, informou o Ministério das Relações Exteriores do Japão.
Segundo o comunicado, o serviço de patrulha fotografou dois petroleiros, um dos quais pertence à Coreia do Norte, no mar da China Oriental, a 250 quilômetros a leste de Xangai. Os dois navios estavam lado a lado, como acontece durante a entrega de carga ou petróleo no mar alto.
Além disso, os funcionários do serviço japonês detectaram que em ambos os petroleiros se estavam efetuando trabalhos, o que confirma as suspeitas sobre a transferência de cargas desafiando as sanções da ONU.
“Na madrugada de 13 de fevereiro, o avião de patrulha da primeira unidade do serviço de segurança no mar Р-3С detectou a aproximação do petroleiro norte-coreano Rye Song Gang-1 e do navio Wan Heng-11, que navega sob a bandeira de Belize, a leste de Xangai, no mar da China Oriental. Levando em contra que os dois navios se aproximaram de madrugada e neles estava ligada a luz, há a possibilidade de lá se estarem efetuando alguns trabalhos. O governo, considerando todas as circunstâncias, tem base para suspeitar que um dos navios entregou a carga ao outro, o que viola as sanções da ONU”, diz-se no documento.
O Ministério das Relações Exteriores do Japão informou o Conselho de Segurança da ONU sobre o incidente.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

