
Polícia de Okinawa verifica helicóptero dentro da base norte-americana.
Em uma rara ação, a polícia de Okinawa, no sul do Japão, foi autorizada a entrar em uma base dos EUA para examinar um helicóptero, de onde uma janela caiu sobre uma escola primária.
Os oficiais entraram na Estação Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais dos EUA, na cidade de Ginowan, na manhã desta quinta-feira (14). Eles verificaram o helicóptero na presença do pessoal militar dos EUA.
A ação ocorre um dia depois que uma janela caiu de um helicóptero CH53 no pátio de uma escola primária, localizado ao lado da base.
A polícia relata que a janela caiu no pátio, a cerca de 10 metros de onde mais de 50 crianças estavam tendo aulas de educação física. A peça pesa cerca de 8 quilos. Os policiais recuperaram a janela no local e a estão examinando.
Um oficial dos fuzileiros navais dos EUA em Okinawa disse à NHK que a janela era uma saída de emergência na aeronave e a causa da queda ainda não havia sido determinada.
O oficial relatou que todos os helicópteros CH53 em Okinawa estão sendo submetidos a verificação e não terão permissão para voar até que o chefe das forças dos EUA em Okinawa, o tenente-general Lawrence Nicholson, confirme sua segurança.
Funcionários na escola primária relataram que as aulas estão sendo realizadas como de costume nesta quinta-feira, mas a educação física não será realizada no pátio.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















