Outro “barco fantasma” norte coreano chega às costas do Japão

Os numerosos casos de embarcações norte-coreanas derivando em águas japonesas podem ser um "reflexo do desespero crescente na economia da Coreia do Norte".

0
Image © (Embarcação de madeira / imagem referencial / CC BY-SA 2.0 / JimsBack / wooden boat wreck) Outro "barco fantasma" norte coreano chega às costas do Japão - Dec/2017

Outro “barco fantasma” norte coreano chega às costas do Japão.

Os numerosos casos de embarcações norte-coreanas derivando em águas japonesas podem ser um “reflexo do desespero crescente na economia da Coreia do Norte”.

Uma embarcação, supostamente, proveniente da Coreia do Norte chegou ao litoral do Japão com pelo menos um cadáver a bordo, informa a CNN.

Não é a primeira “embarcação fantasma” que chegou ao litoral do Japão, o que mostra o fato das duras condições de vida no país norte-coreano, devido às sanções internacionais.

O navio, de 10,7 metros de comprimento, foi detectado na terça-feira (12) em uma praia da cidade de Kashiwazaki (na província de Niigata), segundo confirmou ao CNN o porta-voz da polícia local.

​Construído em madeira, a embarcação tinha números e caracteres coreanos escritos na dianteira. Um policial informou que um corpo masculino foi encontrado no barco, bem como uma placa com uma fotografia do fundador da Coreia do Norte Kim Il-sung.

Outro corpo foi encontrado a cerca de 650 metros ao norte do local, mas o oficial não confirmou se provém do suposto navio norte-coreano. Além disso, na terça-feira (12), mais três corpos foram encontrados perto de uma praia em Fukaura (província de Aomori). A Guarda Costeira e a Polícia estão investigando a identidade dos três cadáveres e procurando qualquer ligação com as várias embarcações de madeira que flutuam na área.

Alguns analistas estimam que o reforço de sanções contra a Coreia do Norte forçam os pescadores que se afastem das águas territoriais norte-coreanas em busca de frutos do mar, muito populares no mercado local.

As fortes sanções impostas ao país, devido a testes nucleares e de mísseis balísticos, incluem a proibição da venda de frutos do mar da Coreia do Norte para outros países, o que significa que os pescadores, neste país, tentam comercializar a sua captura no mercado negro.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.