
União Europeia aplica embargo de armas contra Venezuela.
A União Europeia proibiu a exportação de armas e equipamentos militares para a Venezuela, que podem ser utilizados em repressões, informou o Conselho da EU nesta segunda-feira (13).
“Hoje, o Conselho decidiu, por unanimidade, aplicar medidas restritivas, sublinhando sua preocupação quanto à situação no país. Estas compreendem embargo de armas e equipamento respectivo, que poderia vir a ser utilizado em repressões internas”, disse em um comunicado os chefes da diplomacia dos países-membros da UE.
Além disso, foi aprovado um documento que facilita a introdução de sanções individuais, visando a proibição de entrada e congelamento de ativos. Tais sanções individuais ainda não foram introduzidas.
Também, de acordo com o comunicado, as medidas aprovadas podem ser anuladas “dependendo da situação no país, em especial, caso sejam realizadas negociações confiáveis, respeitadas as instituições democráticas, eleições e liberação de presos políticos”.
Na quinta-feira (9), os Estados Unidos aplicaram novas sanções contra dez pessoas ligadas ao governo de Nicolás Maduro que teriam participado de fraudes eleitorais.
Além das sanções norte-americanas, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também considera punições pela falta de transparência com dados econômicos do país latino-americano.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















