Ícone do site Radio Shiga

Trump inicia viagem de 3 dias ao Japão

Image © (Presidente dos EUA, Donald Trump e a primeira dama, Melania Trump, desembarcando em Tóquio / Reprodução NHK World) Trump inicia viagem de 3 dias ao Japão - Nov;2017

Trump inicia viagem de 3 dias ao Japão.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem reafirmar sua cooperação para instar a China a aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte.

O presidente dos EUA e a primeira-dama Melania Trump chegarão no Japão na manhã deste domingo, hora local, na primeira etapa de sua turnê asiática a 5 países. É a primeira visita ao Japão desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano.

Trump e Abe jogarão golfe à tarde, juntamente com o melhor golfista do Japão, Hideki Matsuyama. Então ,os dois líderes e suas esposas irão jantar juntos.

Na segunda-feira, eles se encontrarão novamente para um almoço de trabalho e cúpulas, seguidas de uma reunião com familiares de japoneses raptados pela Coreia do Norte.

Abe e Trump falarão com os repórteres em uma coletiva de imprensa conjunta sobre o que discutiram nas reuniões.

Espera-se que os dois líderes se concentrem na crise na península coreana e concordem em instar a China e a outros países a assumirem papéis mais ativos no fortalecimento da pressão sobre Pyongyang.

Sobre a questão das atividades marítimas assertivas da China, Abe buscará o apoio de Trump à promoção de uma “Estratégia Indo-Pacífico Livre e Aberta”. Os países-alvo incluem aqueles que compartilham valores comuns com o Japão sobre o estado de direito e liberdade de navegação.

Na frente econômica, espera-se que os dois líderes concordem em acelerar as discussões durante as negociações econômicas bilaterais para fortalecer a cooperação no setor de energia.

Também deverão concordar na cooperação em projetos de infra-estrutura em outros países.

Em questões comerciais, a administração Trump está achando problemático o déficit comercial dos EUA com o Japão.

Há preocupações entre os oficiais japoneses de que o presidente dos EUA possa buscar negociações para um acordo comercial bilateral, como um acordo de livre comércio.

Sair da versão mobile