
EUA e Vietnã farão uma cooperação mais estreita em segurança.
Os presidentes dos Estados Unidos e do Vietnã comprometeram-se a trabalhar em conjunto, mais estreitamente, nas questões de segurança regional.
Donald Trump e Tran Dai Quang reuniram-se para conversações em Hanói neste domingo (12).
Em uma conferência de imprensa conjunta após a cúpula, Trump pediu a todas as nações que tomassem medidas imediatas para garantir que a Coreia do Norte deixasse de ameaçar o mundo com o que chamava de “impensável perda de vida”.
Quang disse que o Vietnã está empenhado em aplicar, rigorosamente, as sanções da ONU contra a Coreia do Norte, acrescentando que seu país fará o que for possível para a desnuclearização da Península da Coreia.
Quang disse que as disputas no Mar da China Meridional devem ser resolvidas através de negociações, de acordo com o direito internacional.
O Vietnã está envolvido em disputas territoriais com a China sobre as ilhas da região. Washington tem tentado fortalecer os laços com os países do Sudeste Asiático para combater a crescente presença militar de Pequim no Mar da China Meridional.
Trump também expressou a vontade de melhorar os laços com a Rússia, para resolver a questão dos programas nucleares e de mísseis de Pyongyang.
Trump disse que espera que o presidente russo Vladimir Putin ajude a resolver a crise, juntamente com a China.
Trump também falou sobre o líder norte-coreano Kim Jong Un. Ele perguntou por que Kim o insulta, chamando-o de “velho”. Trump brincou que ele nunca chama Kim de “baixinho e gordo”.
Ele disse que tenta ser o amigo de Kim, e que talvez algum dia isso aconteça.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















