Estados Unidos exortam nações do mundo a cortarem laços com a Coreia do Norte.
Os países do mundo devem cortar seus laços comerciais, diplomáticos e militares com a Coreia do Norte após o recente lançamento de mísseis em violação a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, disse a embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley.
“Hoje, pedimos a todas as nações que cortem todos os laços com a Coreia do Norte. Além de implementar, completamente, todas as sanções da ONU, todos os países devem ter relações diplomáticas severas com a Coreia do Norte e limitar a cooperação militar, científica, técnica ou comercial”, disse Haley na ONU.
Além disso, Haley disse que os países do mundo “também devem cortar o comércio com o regime, interrompendo todas as importações e exportações e expulsando todos os trabalhadores da Coreia do Norte”, acrescentando que os Estados Unidos já pediram à China que corte todo o estoque de petróleo enviado a Pyongyang.
A declaração ocorre depois do teste de um novo míssil balístico intercontinental, Hwasong-15, que, de acordo com informações do governo do país, é capaz de atingir qualquer alvo nos Estados Unidos.
A Coreia do Norte sofreu críticas ferozes da comunidade internacional após o teste conduzido. Uma reunião emergencial do CSNU sobre o recente lançamento está prevista para amanhã, a pedido do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.
- JAXA diz que H3 e satélite reentraram na atmosfera em 4 horas - 26 de dezembro de 2025 8:53 pm
- Dois anos após terremoto, 67% veem pouca reconstrução em Noto - 26 de dezembro de 2025 8:46 pm
- Hong Kong enfrenta pressão um mês após incêndio fatal - 26 de dezembro de 2025 8:38 pm

