
Coreia do Norte pode estar construindo submarino lançador de mísseis.
Um grupo de pesquisa dos EUA relata que a Coreia do Norte pode estar construindo um novo tipo submarino, capaz de lançar mísseis balísticos.
O grupo da Universidade Johns Hopkins divulgou nesta quinta-feira (16) a análise das imagens de satélite de um estaleiro naval em Sinpo, no leste da Coreia do Norte.
Reporta que as imagens, a partir de 5 de novembro, mostram 2 objetos circulares que podem ser seções do casco de um submarino, acrescentando que são mais amplos do que os modelos existentes. Os objetos têm cerca de 7 metros de diâmetro.
O grupo diz ainda que as partes foram movidas para dentro e para fora do estaleiro ao longo deste ano, e sugere que fazem parte de um programa para construir um submarino maior do que o submarino de ataque da classe ROMEO.
Os pesquisadores também descobriram o que poderia ser uma rampa de lançamento ou dispositivo de suporte, não visto anteriormente em um local de teste, para mísseis balísticos lançados por submarinos.
Eles dizem que isso indica que o Norte pode realizar mais testes de ejeção de mísseis, para desenvolver mísseis balísticos lançados por submarinos ou SLBMs na sigla em inglês.
A Coreia do Norte não lança um míssil balístico desde 15 de setembro, quando lançou um míssil Hwasong-12.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















