
Trump sobre a Coreia do Norte: “Somente uma coisa irá funcionar”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os esforços diplomáticos com a Coreia do Norte falharam, consistentemente, acrescentando que “apenas uma coisa funcionará”, sem especificar, claramente, o que seria.
Trump se envolveu em uma escalada na guerra de palavras com o líder norte-coreano Kim Jong-un, trocando insultos em meio a crescente tensão entre os dois países rivais.
Presidents and their administrations have been talking to North Korea for 25 years, agreements made and massive amounts of money paid……
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 7, 2017
…hasn’t worked, agreements violated before the ink was dry, makings fools of U.S. negotiators. Sorry, but only one thing will work!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 7, 2017
“Presidentes e suas administrações conversaram com a Coréia do Norte por 25 anos, acordos feitos e grandes montantes de dinheiro foram pagos”, disse Trump.
Isso “não funcionou, acordos foram violados antes mesmo que a tinta estivesse seca, tornando os negociadores dos EUA em tolos. Desculpe, mas apenas uma coisa funcionará!”
Trump retornou ao tema quando apareceu no show do ex-governador Mike Huckabee, na televisão Trinity Broadcasting Network,no sábado (7), culpando as administrações anteriores por não terem abordado, adequadamente, o problema antes.
Este “deveria ter sido tratado há 25 anos, deveria ter sido tratado há 10 anos, deveria ter sido tratado durante a administração Obama”, disse o presidente, referindo-se ao seu antecessor democrata, Barack Obama.
Os EUA não descartaram o uso da força para obrigar Pyongyang a suspender os testes de mísseis e nucleares, e Trump ameaçou destruir o país.
O presidente também disse aos jornalistas, em um encontro recente com líderes militares para discutir o Irã, a Coréia do Norte e o Daesh (grupo terrorista Estado Islâmico) que o atual período “poderia ser a calma antes da tempestade” declinando em esclarecer suas observações.
Nos últimos dias, enquanto o secretário de Estado Rex Tillerson voltou para casa depois de se encontrar com altos funcionários chineses, Trump disse que seu enviado estaria “desperdiçando seu tempo” na tentativa de trazer a Coreia do Norte à mesa de negociações.
Insultos e ameaças
A mensagem veio depois que Tillerson revelou que havia canais não oficiais entre autoridades norte-americanas e norte-coreanas.
James Mattis, o secretário de Defesa dos EUA, mais tarde, expressou apoio para a via diplomática em testemunho perante o Comitê das Forças Armadas do Senado.
“O departamento de defesa apoia plenamente os esforços do secretário Tillerson para encontrar uma solução diplomática, mas continua focado na defesa dos Estados Unidos e seus aliados”, disse Mattis.
Em seu primeiro discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas, Trump ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte se ameaçasse os EUA ou qualquer um dos seus aliados, ridicularizando Kim como “Rocket Man” e advertindo que ele está em uma “missão suicida”.
Kim respondeu chamando Trump de “velho caduco, mentalmente perturbado”.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















