
Trump felicita Shinzo Abe e prepara visita ao Japão.
O presidente dos Estados Unidos telefonou no meio da manhã desta segunda-feira (23), no Japão, para Shinzo Abe felicitando-o pelo triunfo do Partido Liberal Democrata nas eleições legislativas antecipadas realizadas neste domingo (22).
Durante meia hora, os dois chefes de Governo conversaram para preparar a visita de dois dias do líder norte-americano a Tóquio, prevista para o início do próximo mês.
“Em cinco de novembro, o presidente Trump deverá visitar o Japão. Ele já me telefonou e quando chegar ao país, vamos dedicar algum tempo para debater questões relacionadas com a Coreia do Norte e reforçar a nossa aliança”, revelou Abe.
A coligação liderada pelos conservadores conseguiram manter uma maioria de dois terços no parlamento e, com isso, têm força suficiente paras as reformas desejadas por Shinzo Abe.
“Precisamos explicar a revisão da Constituição ao povo, após conseguirmos um plano concreto na Comissão da Constituição, porque não vejo o resultado destas eleições gerais como um reflexo da opinião pública sobre a revisão constitucional”, admitiu o primeiro-ministro reeleito.
Reformas econômicas e do setor militar são outros dos objetivos de Shinzo Abe para o Japão. Estes serão, certamente, outros dos temas a debater com Donald Trump, numa altura em que a tensão tem se agravado na região do leste da Ásia, principalmente entre a Coreia do Norte e os países vizinhos.
Shinzo Abe defende o aumento da pressão sobre Pyongyang para poder garantir a segurança aos japoneses.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















