Oposição denuncia fraude em eleição na Venezuela

A coalizão oposicionista da Venezuela recusa-se a reconhecer os resultados das eleições para governadores estaduais, onde os socialistas do governo ganharam uma surpreendente maioria.

0
Image © (Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro / Reprodução / via Euronews) Oposição denuncia fraude em eleição na Venezuela - Oct/2017

Oposição denuncia fraude em eleição na Venezuela.

A coalizão oposicionista da Venezuela recusa-se a reconhecer os resultados das eleições para governadores estaduais, onde os socialistas do governo ganharam uma surpreendente maioria.

O líder da campanha eleitoral da Unidade Democrática, Gerardo Blyde, exigiu uma auditoria completa dos 23 estados e convocou seus candidatos a liderarem “atividades de rua” em protesto contra os resultados. “Nós temos sérias suspeitas e dúvidas”, disse Blyde a jornalistas.

O presidente do conselho eleitoral, Tibisay Lucena, disse que o Partido Socialista governante venceu em 17 estados, contra cinco da coalizão oposicionista da Unidade Democrática, com resultados irreversíveis em todos os 23 estados.

O Partido Socialista dominante já controlava 20 dos 23 governos estaduais. Mas as pesquisas de opinião mostraram que a oposição estava preparada para isso, dada a ira dos eleitores, com fome e escassez decorrentes de uma crise econômica.

“O chavismo está vivo, nas ruas e triunfante “, disse Nicolás Maduro, 54, em um discurso para a nação, referindo-se ao nome do movimento governante, em homenagem ao ex-presidente Hugo Chávez.

Embora líderes da oposição não tenham apresentado acusações detalhadas ou evidências de fraude, os partidários demonstraram desgosto e desilusão com o que eles disseram ser uma falsificação evidente da eleição.

Uma pesquisa, antes da votação, deu à oposição 44,7% das intenções dos eleitores contra 21,1% para o governo – perto da avaliação de aprovação de Maduro de 23%.

Os resultados, surpreendentes, levam a perspectiva de mais agitação na Venezuela, onde quatro meses de protestos liderados pela oposição, desde o início deste ano, levaram a 125 mortes, milhares de prisões e feridos e a destruição generalizada de bens.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.