
Oposição denuncia fraude em eleição na Venezuela.
A coalizão oposicionista da Venezuela recusa-se a reconhecer os resultados das eleições para governadores estaduais, onde os socialistas do governo ganharam uma surpreendente maioria.
O líder da campanha eleitoral da Unidade Democrática, Gerardo Blyde, exigiu uma auditoria completa dos 23 estados e convocou seus candidatos a liderarem “atividades de rua” em protesto contra os resultados. “Nós temos sérias suspeitas e dúvidas”, disse Blyde a jornalistas.
O presidente do conselho eleitoral, Tibisay Lucena, disse que o Partido Socialista governante venceu em 17 estados, contra cinco da coalizão oposicionista da Unidade Democrática, com resultados irreversíveis em todos os 23 estados.
O Partido Socialista dominante já controlava 20 dos 23 governos estaduais. Mas as pesquisas de opinião mostraram que a oposição estava preparada para isso, dada a ira dos eleitores, com fome e escassez decorrentes de uma crise econômica.
“O chavismo está vivo, nas ruas e triunfante “, disse Nicolás Maduro, 54, em um discurso para a nação, referindo-se ao nome do movimento governante, em homenagem ao ex-presidente Hugo Chávez.
Embora líderes da oposição não tenham apresentado acusações detalhadas ou evidências de fraude, os partidários demonstraram desgosto e desilusão com o que eles disseram ser uma falsificação evidente da eleição.
Uma pesquisa, antes da votação, deu à oposição 44,7% das intenções dos eleitores contra 21,1% para o governo – perto da avaliação de aprovação de Maduro de 23%.
Os resultados, surpreendentes, levam a perspectiva de mais agitação na Venezuela, onde quatro meses de protestos liderados pela oposição, desde o início deste ano, levaram a 125 mortes, milhares de prisões e feridos e a destruição generalizada de bens.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















