
O Partido Liberal Democrático de Abe assegura maioria absoluta na eleição deste domingo.
Os eleitores japoneses deram ao primeiro-ministro, Shinzo Abe, uma retumbante vitória. Seu Partido Liberal Democrático assegurou a maioria dos assentos na Câmara Baixa. Juntamente com o seu parceiro de coligação, Komeito, eles podem manter uma maioria de dois terços.
O PLD assegurou mais de 261 lugares para manter o que é chamado de “maioria absoluta estável”. Isso permitirá que o partido manobre a legislação através da Câmara.
Adicionando os assentos da Komeito, eles podem garantir pelo menos 310 assentos, dois terços da casa. Isso é o suficiente para aprovar as leis que forem barradas na Câmara Superior.
Esse nível, em ambas as casas, também permitiria que uma proposta de alteração constitucional fosse submetida a um referendo nacional.
As projeções da NHK também mostram que a coalizão e os partidos a favor da alteração da Constituição já conseguiram mais do que esse número.
Do lado da oposição, dois partidos ainda estão em estreita concorrência para se tornar a principal oposição.
O Partido Democrata Constitucional e a Hope, o partido da governadora de Tóquio, foram fundados antes da campanha eleitoral começar.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















