15 C
Kóka
quarta-feira, 13 agosto, 2025 2:11: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Imperatriz Michiko, do Japão, celebra aniversário de 83 anos

A Imperatriz Michiko, do Japão, completa 83 anos nesta sexta-feira (20).

Imperatriz Michiko, do Japão, celebra aniversário de 83 anos.

A Imperatriz Michiko, do Japão, completa 83 anos nesta sexta-feira (20).

Ela refletiu sobre os acontecimentos do ano passado em sua resposta escrita às perguntas dos repórteres.

A Imperatriz referiu-se as muitas pessoas que ainda vivem em habitação temporária, como resultado das fortes chuvas na região ocidental de Kyushu, no Japão, em julho e do terremoto e tsunami de 2011 que atingiram o nordeste do Japão.

A Imperatriz expressou desejos, de todo o coração, de que os evacuados não percam as esperanças e passem o próximo inverno cuidando da saúde.

Ela notou a lei especial que permite a seu marido, o Imperador Akihito, abdique. A Dieta aprovou a lei em junho.

Ela acrescentou que o Imperador procurou, durante muitos anos, ser o símbolo do estado. Ela disse que sente um grande alívio pois o Imperador, que agora está em idade avançada, poderá passar seus dias em repouso. Ela escreveu que ela é profundamente grata às muitas pessoas que fizeram isto possível.

A Imperatriz escreveu que suas viagens domésticas com o Imperador, no ano passado, foram muito emocionantes, pois ela pensou que não iria mais visitar as províncias tendo o Imperador exercendo seu cargo oficial. Ela acrescentou que admirava a beleza desses lugares mais profundamente do que antes.

Ela também mencionou a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, ou ICAN na sigla em inglês. A organização não governamental ganhou o Prêmio Nobel da Paz deste ano.

Ela reconhece que a posição do Japão é complicada na questão das armas nucleares. Mas disse acreditar que é imensamente significativo que a atenção global, finalmente, se voltou para a desumanidade das armas nucleares e os resultados horríveis de seu uso, após muitos anos de esforços dos sobreviventes dos atentados atômicos de Hiroshima e Nagasaki.

A Imperatriz acrescentou que espera que o mundo perceba que os corações desses sobreviventes nunca buscaram vingança, o que criaria uma cadeia de luta, mas buscaram constantemente a paz para o futuro.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img