
EUA e Coreia do Sul conduzem exercício naval conjunto.
EUA e Coreia do Sul realizarão exercícios marítimos conjuntos, para se prepararem para uma possível provocação militar da Coreia do Norte.
Os exercícios, de 5 dias, serão realizados nas águas ao redor da península coreana a partir desta segunda-feira (16). Seu objetivo é reforçar a capacidade de combater, conjuntamente, as possíveis provocações do Norte no mar.
Os treinos envolverão cerca de 40 navios de guerra de ambos os países, incluindo o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan e os destroyers Aegis da Coréia do Sul.
Caças de combate e aviões patrulha também serão mobilizados nos exercícios.
Os exercícios simulam medidas contra submarinos, mísseis e ataques contra as tropas especiais do Norte, implementadas nas águas da península.
A Coreia do Norte testou o lançamento do que parecia ser o mais novo míssil balístico de médio alcance, Musudan, no último dia de exercícios comuns em outubro do ano passado.
O teste terminou em falha.
Em um comunicado divulgado na sexta-feira passada por um pesquisador do instituto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o governo da Coreia do Norte criticou os exercícios e a crescente pressão militar que eles importam. A declaração diz que as ações militares dos EUA forçaram a Coreia do Norte a utilizar respostas também militares.
Militares dos EUA e da Coreia do Sul afirmam que realizarão os exercícios enquanto monitoram de perto os movimentos do Norte e possíveis provocações.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















