Peru expulsa embaixador norte-coreano.
O Peru anunciou que o embaixador da Coreia do Norte tem 5 dias para sair do país, em resposta aos repetidos lançamentos de mísseis balísticos de Pyongyang e testes nucleares.
Na segunda-feira (11), o ministro das Relações Exteriores peruano declarou Kim Hak Chol, embaixador da Coreia do Norte, “persona non-grata” no país.
O ministério disse que a decisão foi tomada à luz do desrespeito do Norte pelos constantes apelos mundiais para que o país assuma suas responsabilidades internacionais e respeite as leis globais.
O ministério criticou as políticas da Coreia do Norte, dizendo que representam uma ameaça significativa e inaceitável para a paz e a segurança global.
O vice-presidente dos EUA Mike Pence destacou a importância de isolar a Coréia do Norte, durante uma visita à América Central e do Sul no mês passado. Ele pediu ao México, ao Peru, ao Brasil e ao Chile que separem os laços diplomáticos e o comércio com a Coreia do Norte.
Na quinta-feira da semana passada, o México anunciou a expulsão do embaixador da Coréia do Norte.
A Espanha anunciou uma decisão similar em 31 de agosto.
A pressão diplomática global sobre a Coréia do Norte deverá se intensificar após a decisão do Conselho de Segurança da ONU de adotar uma nova resolução de sanções.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am