Coreia do Norte ameaça Japão e EUA.
A Coréia do Norte emitiu uma nova declaração ameaçando o Japão e os Estados Unidos, pela busca de uma nova resolução de sanções do Conselho de Segurança da ONU contra Pyongyang por seu último teste nuclear.
A mídia estatal do Norte informou, nesta quinta-feira (7), o comunicado emitido pelo Comitê de Paz da Ásia-Pacífico no país.
A declaração relata que o 6º teste nuclear da nação no domingo (3), é baseado na iniciativa do Partido dos Trabalhadores Coreanos de construir uma força nuclear estratégica.
“Os EUA enfrentarão uma resposta insustentável e firme se não julgar corretamente o significado e o aviso enviado pelo teste da bomba de hidrogênio e aderir a sanções e pressões”, diz a declaração.
A declaração diz que o Japão não deve mais trabalhar para os EUA, acrescentando que a Coréia do Norte espera que o país acabe com seu crime, de se tornar cúmplice voluntário na aplicação de sanções.
A Coreia do Norte celebra o dia da fundação nacional no sábado (9). Seus líderes participam anualmente de uma convenção para comemorar a ocasião.
Analistas esperam que Pyongyang realize a convenção deste ano na sexta-feira (8). Eles preveem que os participantes demonstrarão sua posição de confronto em relação à administração do presidente dos EUA, Donald Trump.
No ano passado, Pyongyang realizou a convenção na véspera do aniversário, alegando que a nação é uma potência nuclear com bombas de hidrogênio. Realizou seu 5º teste nuclear no dia seguinte.
Na quinta-feira (7), o canal de TV estatal da Coreia do Norte informou sobre um evento para celebrar o teste nuclear de domingo.
O primeiro-ministro, Pak Pong Ju, fez um discurso, dizendo que o rugido da bomba nuclear é um evento auspicioso para o povo coreano, antes do 69º aniversário da fundação do país.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm




















