
Consequências de testes nucleares de Pyongyang já são sentidas na China.
Os especialistas chineses detectaram o aumento do nível de radiação perto do local dos testes nucleares norte-coreanos, na sua fronteira com a China, informa o South China Morning Post.
De acordo com a informação da edição, o aumento do nível de radiação estaria ligado ao teste da bomba de hidrogênio realizado no domingo (3).
De acordo com os dados publicados pelo Ministério do Ambiente chinês, o aumento do nível de radiação foi registrado no condado autônomo coreano de Changbai, um distrito administrativo da província de Jilin na China, a zona urbana chinesa que fica mais perto do local do lançamento nuclear.
O nível de radiação aumentou de 104,9 nanograys por hora para 108,5 na terça-feira após o lançamento.
Na manhã de quarta-feira, o nível médio no condado que fica a cerca de 80 quilômetros no oeste do local foi de 110,7 com um máximo de 112,5.
No local de Punggye-ri a explosão, com potência estimada de 100 quilotons, provocou vários deslizamentos de terra, segundo mostram as imagens obtidas por satélite publicadas pela Escola de Estudos Internacionais Avançados Hopkins norte-americana.
- Sons do Brasil 564 destaca trajetória multifacetada de Tato Fischer - 16 de fevereiro de 2026 8:20 pm
- Koka une comunidades e estrangeiros no Machizukuri - 16 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- Carga aérea em Narita atinge recorde impulsionada por fármacos - 16 de fevereiro de 2026 6:17 pm



















