Abe e Moon reafirmam cooperação sobre a Coreia do Norte

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reafirmaram esforços conjuntos para que o Conselho de Segurança da ONU aprovasse uma nova resolução que imponha sanções mais duras à Coréia do Norte.

0
Image © (Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in / Reprodução / via Nikkey Asian Review) Abe e Moon reafirmam cooperação sobre a Coreia do Norte - Sep/2017

Abe e Moon reafirmam cooperação sobre a Coreia do Norte.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reafirmaram esforços conjuntos para que o Conselho de Segurança da ONU aprovasse uma nova resolução que imponha sanções mais duras à Coréia do Norte.

Os dois líderes se encontraram em Vladivostok, no Extremo Oriente russo, na manhã desta quinta-feira (7). Foi a sua segunda reunião desde a cúpula em Hamburgo, Alemanha, em Julho.

Referindo-se ao 6º teste nuclear da Coréia do Norte no domingo, Abe descreveu as repetidas provocações do país como uma séria ameaça em um nível sem precedentes. Ele pediu que os dois países trabalhem em estreita colaboração, bem como com os EUA.

Moon concordou, observando que uma estreita parceria tornou-se mais urgente porque as provocações do Norte têm preocupado extremamente a população na Coréia do Sul e no Japão.

Abe pediu maior pressão sobre o Norte, para entrar no que ele chamou de “dimensão diferente”, para aproveitar a crescente preocupação internacional em relação ao seu programa nuclear.

Moon concordou que é hora de exercer pressão máxima sobre o Norte e trabalhar com os Estados Unidos na busca da cooperação da China e da Rússia.

Abe também se referiu as reivindicações de compensação, envolvendo trabalhadores coreanos obrigados a trabalhar no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, e explicou a posição do Japão, de que a questão foi resolvida.

Ele pediu à Coréia do Sul para implementar, firmemente, o acordo bilateral sobre as mulheres de conforto.

Abe disse que quer lidar corretamente com questões difíceis e disse que uma relação orientada para o futuro levaria a estabilidade e prosperidade regionais e globais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.