Pyongyang afirma ter realizado manobras com lançadores múltiplos de foguetes.
Em 25 de agosto, a Coreia do Norte realizou exercícios militares com a utilização de lançadores múltiplos de foguetes, assinalando o aniversário da doutrina Songun, comunica a agência estatal norte-coreana KCNA.
Em 25 de agosto, Pyongyang celebrou o 57 ͦ aniversário da doutrina Songun, que prioriza o setor militar, informa a KCNA.
O líder norte-coreano assistiu as manobras, destinadas a simular a tomada das ilhas sul-coreanas de Baengnyeong e Yeonpyeong.
Ambas as ilhas encontram-se na fronteira marítima entre as duas Coreias e que não é reconhecida por Pyongyang.
Segundo a KCNA, nos exercícios foi utilizada artilharia de foguetes e realizaram-se lançamentos múltiplos de foguetes de vários calibres, bem como obuses.
As manobras foram efetuadas um dia antes de a Coreia do Norte ter lançado, neste sábado (26), três mísseis de curto alcance.
Os mísseis e seus destroços teriam caído no mar do Japão, após voarem cerca de 250 quilômetros na direção nordeste da península, informou o Estado-Maior da Coreia do Norte (JCS).
Há um mês, a Coreia do Norte realizou o seu segundo teste com um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês), o qual foi considerado bem-sucedido por Pyongyang. Dias depois, o país ameaçou atacar a ilha de Guam, plano que foi descartado, por enquanto, pelo governo de Kim Jong-un.
Os EUA e seus aliados, principalmente o Japão e a Coreia do Sul, estão em alerta após o regime de Kim Jong-un ter realizado, em julho, dois lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am