Mandala Folk faz versão de Join The British Army.

A banda Mandala Folk apresenta uma releitura original de temas tradicionais folk e celta, unindo instrumentos típicos a modernos, proporcionando ao público uma viagem sonora ao encontro de diferentes tradições. Se fossemos definir o estilo da banda, poderíamos chamar de neo-folk, ou fusion, devido a pegada rock n’ roll do grupo que faz toda diferença. Mandala Folk fez uma versão de Come And Join The British Army (Venha e se junte ao exército britânico), uma das tradicionais Irish Rebel Songs (Canções Rebeldes Irlandesas).

A canção fala das razões para um jovem não se juntar ao exército inglês. Mandala tomou a liberdade de adicionar a composição instrumental “Green Arrow Jig” de (Mateus Sokolowski) ao tema inspirado pelas danças tradicionais irlandesas e arranjadas de maneira original pelo grupo.

Formada pelos integrantes Mateus Sokolowski:( Hurdy-gurdy e bouzouki) /Thomaz Ozatski: (Violão Folk e voz) /Mateus Hoffmann Favreto: (Baixo) /Fernando Kinach Loureiro: (Flautas, Hurdy-gurdy e voz) /Guilherme Harder: (Bateria), um dos diferenciais do Mandala é a viela de roda (ou hurdy-gurdy como é chamado na Inglaterra): Trata-se de um instrumento de corda medieval, tocado com uma manivela.

Contando com 2 vielistas e músicos que trazem uma bagagem do jazz e do rock tendo como influência Led Zeppelin e Jethro Tull, a banda surpreende e celebra a universalidade da música sem rótulos, com uma proposta rica de timbres e melodias.

Após o show de estreia no dia 10 de agosto de 2014 no Teatro Universitário de Curitiba, a banda realizou uma série de apresentações no Estado do Paraná que lhe conferiram reconhecimento internacional como uma das poucas bandas à utilizar duas vielas de roda e desenvolver releituras modernas de temas tradicionais irlandeses.

O grupo também já se apresentou na Capela da Reitoria da UFPR, em concerto produzido pela Orquestra Filarmônica do Paraná; no Círculo de Estudos Bandeirantes, na Associação Homens de Trabalho em Ponta-Grossa, e também na Praça Santos Andrade em evento aberto ao público realizado pelo Rotary Club em Curitiba. A banda já participou também do Festival Psicodália, além de ter realizado inúmeros espetáculos em pubs locais, festivais, festas culturais e até casamentos, angariando um público fiel lotando todos os seus shows.

– Mateus Sokolowski (Direção artística)

Graduado em História pela UFPR, em 2016 concluiu sua dissertação de Mestrado na mesma instituição, cujo tema envolveu um estudo interdisciplinar da Música, História e Literatura. No mesmo ano iniciou sua carreira como professor universitário para o curso de História da UNINTER. Professor de música desde 2006 já realizou inúmeras participações em shows de artistas locais, como um dos únicos músicos do país a tocar viela de roda. Em 2012 realizou concertos em Portugal, Espanha e Itália destacando-se por seu trabalho com música étnica. Como produtor realizou a curadoria e coordenação artística do Festival No Improviso Jazz & Blues 2012/ 2013, trabalhou no Festival “Brinque” de Teatro Infantil com a Montenegro Produções Culturais e realizou inúmeras exposições como a “Sons do Brasil” na 14ª Feira de Gestão da FAE Centro Universitário; Em 2015 atuou como curador e coordenador artístico no projeto Encontros Musicais com participação de Hamilton de Holanda e Yamandu Costa e no projeto Concertos Carmen Monarcha com grandes nomes da música brasileira. Nos anos de 2014 e 2016 atuou na produção artística dos Concertos Gols Pela Vida em prol do Hospital Pequeno Príncipe.

– Fernando Kinach Loureiro

Graduando do curso de Produção Sonora da UFPR, com dois trabalhos de composição de trilhas sonoras publicitárias juntamente aos alunos de Design da UFPR. Estudioso de flauta doce, whistle, hurdy gurdy, canto e harpa, no âmbito da música folk, neofolk, medieval e renascentista. Cantou como Tenor I no grupo Quarteto Vocal Apnéia no período de 2012, formado entre alunos de Música da UFPR, com o objetivo de interpretar músicas no estilo “Barber Shop”. Comprometido agora com a banda Mandala Folk a apropriar-se do estilo musical medieval, folk e renascentista elaborando releituras e estudos do estilo.

– Thomaz Ozatski

Cantor e compositor desde 2007, teve os elementos da música folk e medieval como influência nos seus primeiros trabalhos, que tiveram como marca as letras escritas na língua portuguesa. Em seus demais trabalhos durante os últimos dois anos agregou em suas composições influências como Blues, Samba, Rock e MPB. Tendo atualmente como seus principais instrumentos a guitarra e o violão folk, integra-se a banda Mandala com o objetivo de aumentar as possibilidades no desenvolvimento dos temas explorados pelo grupo.

– Guilherme Harder

Iniciou seus estudos musicais com aulas de piano e violāo em 1998, com 10 anos. Em 2002 descobriu a bateria e dedicou-se a ela desde entāo, foi aluno de destaque nas escolas de música “Instituto de Música Airton Mann” e “Class Music”, assim como aluno proeminente no Conservatório de MPB de Curitiba. Atua como músico profissional desde 2006 e apresentou-se ao lado de grandes nomes nacionais do rock, como Casa das Máquinas, Velhas Virgens, Shaman, Motorocker, entre outros. Participou também de projetos de Sertanejo e Pagode, porém optou por trilhar sua carreira no cenário underground, onde pode demonstrar sua própria pegada e singularidade. É também diretor de seu próprio estúdio, o Sound Harder Studio, no qual põe em prática seus conhecimentos de produçāo sonora, que foram adquiridos em cursos ministrados por nomes como Paulo Anhaia e Rick Bonadio, assim como na prática.

– Mateus Hoffmann Favreto

Começou as atividades musicais desde a infância, quando estudou piano dos 6 aos de idade. Em 1997 passou a seguir carreira profissional com o contrabaixo. Participou de vários projetos musicais, como Acid Honey (1999 – 2002), Sintônicos (2004), Caostonia (2005 – 2009), Carburned (2007 – 2009), Banidos da Terra do Nunca (2009 – 2011), Roll Inc. (2012 – 2013), Junkey Road (2014 – atualmente) e Mandala Folk (2014 – atualmente). Já se apresentou em diversas casas noturnas e festivais, dentre eles o Festival Psicodália, dividindo palco com a renomada banda dos anos 70, Patrulha do Espaço.

Mandala Folk participou no dia 22/07 do Odin’s Krieger Fest 2017, considerado o maior festival de música viking e folk do Brasil que recebeu pela primeira vez no Brasil a banda Rapalje, se apresentando em três shows. Rapalje é uma banda formada em 1996 na Holanda sendo considerada um dos grande ícones contemporâneo do gênero. O Odin’s Krieger Fest 2017 foi realizado em 3 cidades, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e São Paulo (SP)

Para acompanhar o trabalho da banda é só acessar suas redes sociais: http://mandalafolk.com/

Facebook: https://www.facebook.com/bandamandalafolk/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCeNEor3XcdH6cyTFGkh-OUg

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)