Juízes venezuelanos continuam asilados na embaixada do Panamá em Caracas.
Dois juízes venezuelanos que receberam asilo político do Panamá permanecem na embaixada do país centro-americano em Caracas à espera de obter uma permissão para sair do país, informou nesta quinta-feira a chanceler panamenha, Isabel de Saint Malo.
“Estamos no trâmite com o governo venezuelano dos respectivos salvo-condutos para que possam sair do território venezuelano e entrar em território panamenho. Estão na embaixada” do Panamá em Caracas, disse De Saint Malo a jornalistas durante um ato público.
Na última sexta-feira o Panamá concedeu asilo político a Gustavo Sosa Izaguirre e Manuel Antonio Espinoza Melet, integrantes da Corte Suprema paralela nomeada pela Assembleia Nacional em 21 de julho, que o governo de Nicolás Maduro não reconhece.
O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, disse na semana passada que o asilo foi concedido porque Sosa e Espinoza “estão sendo agora, de uma forma ou de outra perseguidos pelo governo (da Venezuela)”.
Sosa denunciou “constantes ameaças e intimidações de altos funcionários do governo venezuelano e militantes do partido do governo”, enquanto Espinoza falou de uma “atroz perseguição” contra os magistrados e suas famílias.
O Panamá não reconhece a Assembleia Constituinte impulsionada por Maduro e apoia as sanções de Washington contra funcionários do governo venezuelano.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am