Japão realizará exercícios militares à espera de ataque norte-coreano.
Nesta sexta-feira (18), Tóquio efetuará exercícios em nove prefeituras com o fim de testar o seu sistema de alerta precoce em situações de emergência no caso de um ataque de mísseis norte-coreano contra a região de Guam.
Vale destacar que os exercícios incluem a prefeitura de Hiroshima, que se tornou vítima de um ataque nuclear norte-americano em 1945, comunicou a emissora japonesa NHK.
Os exercícios visam testar o funcionamento do sistema de alerta, depois que a Coreia do Norte, oficialmente, declarou que, caso sejam lançados, os mísseis Hwasong-12 sobrevoarão as prefeituras de Shimane, Hiroshima e Kochi.
Consequentemente, os testes decorrerão nestas três prefeituras, além de Tottori, Okayama, Yamaguchi, Tokushima, Kagawa e Ehime. Deste modo, eles vão abranger toda a península de Shikoku e 5 prefeituras próximas da maior península japonesa, Honshu.
Ademais, nesta quinta-feira (17) ocorrerá uma reunião dos representantes de todas as prefeituras japonesas para coordenar melhor as ações no caso de uma emergência.
A situação na península coreana se agudizou após uma troca de declarações ásperas entre a Pyongyang e Washington. A Coreia do Norte prometeu lançar mísseis contra a ilha de Guam, onde se encontram a base aérea americana de Andersen e a base naval de Pearl Harbor. O presidente Trump, por sua vez, afirmou que, se o líder norte-coreano Kim Jong-un “fizer alguma coisa contra Guam, à Coreia do Norte sucederá algo que o mundo nunca viu”.
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm

