Japão aumentará vigilância sobre os mísseis norte-coreanos.
O Ministério da Defesa do Japão aumentará sua vigilância para se preparar para possíveis contingências que possam surgir do lançamento de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
A Coréia do Norte disse, nesta quinta-feira (10), que está considerando disparar 4 mísseis balísticos simultaneamente. Disse que passarão pelas prefeituras japonesas de Shimane, Hiroshima e Kochi antes de cair no Oceano Pacífico, entre 30 e 40 quilômetros de Guam. O Norte disse que vai completar o planejamento para o lançamento até meados deste mês.
Alguns oficiais do governo japonês especulam que a Coréia do Norte pode ter falado de Guam e das prefeituras japonesas para enviar uma advertência contra a cooperação de defesa Japão-EUA.
Falando aos repórteres na quinta-feira, o ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, respondeu a uma pergunta sobre se ele consideraria a implantação de interceptores de mísseis PAC3 terrestres nas áreas mencionadas pela Coréia do Norte. Ele disse que adotará as medidas necessárias, levando em consideração vários fatores.
As questões norte-coreanas devem estar no topo da agenda quando os ministros estrangeiros e de defesa do Japão e os Estados Unidos se encontrarem em Washington, na próxima quinta-feira (17).
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am