26 C
Kóka
segunda-feira, 21 julho, 2025 6:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Hiroshima, aniversário de 72 anos da Bomba Atômica

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se neste domingo (6) em Hiroshima para refletir sobre a tragédia que mudou o curso da história. Hoje o 72º aniversário desde que os EUA detonaram uma bomba atômica sobre a cidade, em 1945.

Hiroshima, aniversário de 72 anos da Bomba Atômica.

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se neste domingo (6) em Hiroshima para refletir sobre a tragédia que mudou o curso da história. Hoje o 72º aniversário desde que os EUA detonaram uma bomba atômica sobre a cidade, em 1945.

Cerca de 50 mil pessoas se reuniram no Peace Memorial Park para homenagear as vítimas. Sobreviventes, conhecidos como Hibakusha, se juntaram à multidão. Sua idade média é agora de 81 anos. Representantes de 80 países também participaram.

As pessoas observaram um momento de silêncio às 8h15, a hora exata em que a bomba atingiu a cidade.

Funcionários da cidade colocaram uma lista de 308.725 vítimas em um cenotáfio. Inclui o nome de 5.530 pessoas que morreram ou foram confirmadas mortas no ano passado.
O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, emitiu uma declaração de paz. Ele citou os sobreviventes, que descreveram cenas de devastação e desespero que se seguiram ao bombardeio e que falaram sobre o seu desejo de paz.

O prefeito disse que: “Este inferno não é uma coisa do passado. Enquanto existirem armas nucleares e os formuladores de políticas ameaçarem seu uso, seu horror poderá saltar para o nosso presente, a qualquer momento.”.

Matsui referiu-se a um tratado para proibir armas nucleares que foi adotado por 122 países e territórios da ONU.

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que: “Para alcançar verdadeiramente um mundo sem armas nucleares, é essencial que ambos os países com e sem armas nucleares trabalhem em conjunto. Nosso país cumpre os seus 3 princípios não-nucleares de não possuir, produzir ou permitir armas nucleares no país. E estamos determinados a liderar o mundo, trabalhando de perto com os dois lados, com esse objetivo em mente “.

Abe disse que, para fazer isso, o Japão precisa transmitir a memória de suas experiências trágicas como uma pessoa, compartilhada por todos os seres humanos através de gerações e fronteiras.

Abe também expressou seu compromisso com a Conferência de Revisão do tratado convencional de desarmamento nuclear em 2020. O tratado permite que alguns países tenham armas nucleares, mas compromete tudo para o eventual desarmamento.

O Japão também celebrará o bombardeio de Nagasaki na próxima quarta-feira (9).

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img