Austrália apoiará EUA em caso de ataque da Coreia do Norte.
A Austrália prestará ajuda aos EUA caso a Coreia do Norte ataque qualquer infraestrutura estadunidense, declarou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull.
“Temos o acordo ANZUS (acrónimo de Austrália, Nova Zelândia e EUA) e, caso tenha lugar um ataque contra a Austrália ou os EUA […], cada um de nós prestará ajuda ao outro”, afirmou o chefe do governo australiano, citado pelo jornal Sydney Morning Herald.
Turnbull avisou que “caso a Coreia do Norte lance qualquer tipo de ataque contra os EUA, serão invocados os termos do ANZUS e a Austrália fornecerá ajuda aos EUA”.
A edição assinalou que isso significa que Camberra ativará este acordo pela segunda vez na história.
Em 2001, o primeiro-ministro australiano John Howard propôs a Washington cumprir seus compromissos da aliança em consequência dos atentados de 11 de setembro contra as Torres Gémeas de Nova Iorque.
Entretanto, Turnbull descartou que o governo estadunidense venha a instalar no país sistemas de defesa antimíssil similares ao THAAD, já que esses sistemas são concedidos para proteger uma extensão limitada de território.
A Coreia do Norte, que realizou no ano corrente onze testes de mísseis balísticos, incluindo de longo alcance e supostamente capazes de alcançar o território dos EUA, ameaçou esta semana lançar um ataque de advertência, disparando seus mísseis contra a ilha de Guam, onde se situam duas bases norte-americanas.
Por sua vez, Trump afirmou que Washington responderá com “fogo e fúria” a Pyongyang, e frisou que sua primeira ordem executiva foi modernizar o arsenal nuclear dos EUA, que está agora “mais forte que nunca”.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am