19 C
Kóka
quinta-feira, 23 outubro, 2025 7:26: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A aprazível Ripoll, incrédula por abrigar supostos terroristas

A aprazível cidade rural de Ripoll, no norte da região espanhola da Catalunha, vive consternada desde que três jovens originários de lá se tornaram suspeitos dos atentados de Barcelona e Cambrils.

spot_img

A aprazível Ripoll, incrédula por abrigar supostos terroristas.

A aprazível cidade rural de Ripoll, no norte da região espanhola da Catalunha, vive consternada desde que três jovens originários de lá se tornaram suspeitos dos atentados de Barcelona e Cambrils.

“Tê-los como vizinhos a vida toda e acabarem fazendo isso…”. Maria, uma garçonete que, como a maioria dos entrevistados, não quis dar seu sobrenome, ainda estava espantada.

As prisões deram origem a momentos de tensão, com insultos, ameaças e empurrões de alguns ripoleses a quem até pouco consideravam vizinhos corretos e discretos.

As varandas dos cafés da Plaza Grande ficaram cheios para assistir ao espetáculo da invasão de policiais mascarados.

O garçom de um deles garantiu à AFP que tinha servido uma cerveja aos três suspeitos, que ainda não tinham sido presos, em diversas ocasiões, a última vez há dois dias.

“Eles vinham tomar cerveja em outro bar na praça em que eu trabalhei. Há dois dias vieram, dois deles e uma criança, e tomaram uma Heineken, um café com leite e o menino, um suco”, explicou. Como quase todos os entrevistados, disse que eram clientes com comportamento normal.

“Bom, claro que surpreende”, explicou um cliente de outro café, Albert Batlle, à AFP. “Você costuma ver essas coisas na televisão, ocorrendo em outros países, e sempre acredita que vai acontecer só com os outros. E isso não te afeta, então. Não é o mesmo quando isso acontece em Barcelona, e é o trabalho das pessoas Ripoll”.

Batlle acredita que é o momento de os governos da Catalunha e da Espanha colaborarem e “deixarem de besteira”, em uma alusão ao debate sobre a independência da região.

Atentados com veículos utilizados como armas / AFP / Gal ROMA

Radicalização

Outro ripolês que participou da conversa e não quis dar seu nome acredita que os jovens envolvidos se radicalizaram recentemente, pois estavam mais antissociais e mais religiosos.

Na cidade, há uma mesquita, aberta em 2008 entre queixas de muitos vizinhos, e também um monastério do século IX, que é um dos templos mais conhecidos de arte românica catalã.

Ripoll pertence à província de Gerona e tem 10.000 habitantes. Ainda que no inverno atraia muitos turistas de Barcelona, que querem ficar perto das pistas de esqui dos Pirineus, no verão a cidade se torna deserta, silenciosa.

É uma cidade pequena o bastante para que todo mundo já tenha se visto alguma vez e grande o bastante para que não se conheçam bem.

A documentação da van usada para atropelar os pedestres em Las Ramblas levou a polícia a Driss Oukabir, um dos irmãos supostamente envolvido no crime, que foi preso na própria quinta-feira.

“Era educado”, lembrou uma senhora que era sua vizinha.

O paradeiro do irmão mais novo de Driss, Moussa, ainda era desconhecido nesta sexta-feira.

O segundo detido de Ripoll era um amigo de Driss, e o terceiro e último é o proprietário de um locutório, de quem só se conhece o nome, Salah.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

[td_block_14 limit="4" category_id="1204" custom_title="ÁSIA" header_color="#dd3333" block_template_id="td_block_template_8" border_color="#dd3333"]
spot_imgspot_img