Variante do malware WannaCry em nova propagação.
Especialistas japoneses em segurança cibernética disseram que malware, que causou estragos em computadores de todo o mundo, em maio, está se espalhando de novo, de forma modificada.
A equipe do Centro de Coordenação de Resposta a Emergência Computacional do Japão ou JPCERT na sigla em inglês, disse que o volume de tráfego de Internet peculiar ao vírus WannaCry atingiu novos máximos até o final de junho.
Acredita-se que as infecções tenham diminuído após maio, quando computadores em todo o mundo foram criptografados e resgates foram exigidos. O vírus afetou tratamentos em hospitais britânicos e forçou uma montadora francesa a suspender a produção.
A JPCERT disse que uma variante do malware não criptografa arquivos ou exige um resgate.
Isso pode deixar a infecção despercebida pelos usuários e permitir que ele busque outros objetivos vulneráveis, para sobrecarregar os sistemas com dados.
Acredita-se que o malware forçou a Honda a suspender operações em uma de suas fábricas de automóveis em junho. Também se suspeita que tenha interrompido os pagamentos eletrônicos nos restaurantes McDonald’s, no Japão.
O funcionário da JPCERT, Hayato Sasaki, disse que o motivo para criar a variante não está claro, acrescentando que as pessoas devem ter certeza de ter instalado as atualizações de segurança mais recentes.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am
















