34.3 C
Kóka
terça-feira, 22 julho, 2025 2:27: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tribunal rejeita pedido de parada do reator nuclear de Ikata

Um tribunal, no oeste do Japão, rejeitou um pedido de residentes pela suspensão de um reator em uma usina de energia nuclear.

Tribunal rejeita pedido de parada do reator nuclear de Ikata.

Um tribunal, no oeste do Japão, rejeitou um pedido de residentes pela suspensão de um reator em uma usina de energia nuclear.

O tribunal distrital de Matsuyama emitiu a decisão sobre o reator número 3 da usina de Ikata, na prefeitura de Ehime, nesta sexta-feira (21).

O grupo de 11 residentes da província entrou com uma ação em maio do ano passado. Eles citam o risco de um grave acidente em caso de grande terremoto. A usina está perto de falhas geológicas ativas.

O operador da instalação, Shikoku Electric Power Company, disse que calculou o máximo possível de choque de um terremoto e tomou medidas de segurança suficientes.

Os moradores, porém, dizem que o operador subestimou o choque.

Na decisão, a juiza presidente, Keiko Kuboi, classificou o método de cálculo do operador de razoável.

Kuboi também disse que as regulamentações governamentais para as usinas de energia nuclear, introduzidas após o acidente de Fukushima de 2011, não podem ser consideradas não razoáveis.

Ela disse que o tribunal não encontra culpa na decisão da Autoridade de Regulação Nuclear de permitir que o reator volte on-line, de acordo com os regulamentos.

O reator foi reiniciado em agosto último, sob as novas regras.

Em março, o Tribunal Distrital de Hiroshima rejeitou um pedido de outro grupo de residentes para suspender o reator.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img