Ministra da Defesa, Tomomi Inada, renuncia.
A ministra da Defesa do Japão anunciou que está se demitindo para assumir a responsabilidade por uma controvérsia que tem girado em torno dela. Tomomi Inada disse que uma inspeção interna descobriu ser ilegal que oficiais escondessem registros da missão de manutenção da paz no sul do Sudão.
Inada disse que apresentou sua carta de demissão ao primeiro ministro. Ela também anunciou que ela está punindo 5 oficiais do Ministério da Defesa.
A inspeção constatou que foi a decisão do vice-ministro administrativo, Tetsuro Kuroe, de manter sua existência em segredo. Ele está se aposentando. O general Toshiya Okabe também está se aposentando.
O primeiro-ministro disse que acabou de receber a renúncia de Inada. Abe disse que: “Eu sou responsável pela nomeação dos Ministros. Eu tenho que enfrentar, sinceramente, as críticas do público contra os membros do meu gabinete. Devo me desculpar pela demissão”.
Ele diz que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, assumirá, temporariamente, os deveres do Ministério da Defesa, além do seu trabalho atual.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

