Juliana Caymmi apresenta o show “Guardiã das Canções“.
Juliana Caymmi é cantora e compositora. Filha de Danilo Caymmi e da letrista Ana Terra, é neta de Dorival Caymmi e Stella Maris. Sobrinha de Dori Caymmi e de Nana Caymmi.
Estudou canto popular durante dois anos e meio na Universidade Livre de Música Tom Jobim, na época que morou na cidade de São Paulo, atuando como criadora e co-produtora de jingles.O CD “Para dançar a vida“ lançado em 2010, é um fluído musical de diversos elementos que colheu ao longo de sua trajetória e que se aprofunda com o novo show “Guardiã das Canções“ 2017. Retrata a partir de poesias e composições criadas por mulheres, a essência do feminino.
Ao lado do maestro Paulo Guerrah e com direção de Lucy Fontes Freitas, “Guardiã das Canções“ narra de forma livre a arte da mulher brasileira e sua poética em muitos dos seus espectros: mãe, filha, trabalhadora, amante e artista.A música que intitula o show ( autores: Gibran Helayel e Ana Terra), serviu de inspiração para bordar o repertório cantando a força das mulheres em melodias e letras, tudo isso costurado pelos textos de grandes autoras.
Apresenta canções de sua autoria e ainda interpreta novos e consagrados nomes da MPB como: Joyce, Rita Lee, Alice Caymmi, Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Cátia de França, Nana Caymmi, Sueli Costa, Michele Leal, etc.Estreou como intérprete aos oito anos de idade, gravando no LP infantil “Histórias do Céu e da Terra” as seguintes faixas: “Mãe e Filha” (Élton Medeiros e Ana Terra), em duo com Zizi Possi; “Estrelazinha” (Tunai e Ana Terra); e “Vem Gabriel” (Mú Carvalho e Ana Terra), ao lado de Murilo e Gabriel.
Mais tarde, teve sua primeira atuação como profissional participando do show do compositor e intérprete Dércio Marques. Desde então, começou a realizar diversos shows solo pelo Brasil e também em apresentações da Família Caymmi (Nana, Dori e Danilo).
Em 1995, atuou, como vocalista, em gravações produzidas por Roberto Menescal.
No ano seguinte, produziu o CD demo “Juliana Caymmi”.Participou do CD “Espelho d’água – Sons e sentimentos da Natureza”, lançado em 1999 por Décio Marques, gravando a faixa “Sete penas de Imyra” (Taiguara). Nesse mesmo ano, participou de um episódio da série infantil “A Turma do Pererê ” (TVE- RJ).
Teve seu primeiro registro como compositora em 2001, no CD “Desejo”, de Nana Caymmi, que trouxe no repertório sua canção “Seus olhos”.
Em 2003, gravou participação no CD “A flauta que me roubaram”, de Joca Freire, cantando “Ópera Bufa” (Cassiano Ricardo e Joca Freire). Nesse mesmo ano, sua canção “Seus olhos” foi regravada no CD “Tempo da delicadeza”, de Consiglia Latorre.
O CD “Para dançar a vida“, lançado em 2010, contem canções autorais, “Porque sou carioca” (c/ Ana Terra) e “O tempo”, além de “Vento Noroeste” (Elpídio dos Santos), “Flecha de prata” (Danilo Caymmi), composta em homenagem à avó Stella Maris, “Desenredo” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Guanabara” (Fred Martins), “Coco praieiro” (Eudes Fraga e Paulo César Pinheiro) e “Não só pela chuva” (Fred Martins e Marcelo Diniz). O disco contou com a participação do arranjador, produtor e violonista Ricardo Matsuda.
Nesse mesmo ano, fez show de lançamento do CD na Modern Sound (RJ). A música que intitula o show ( autores: Gibran Helayel e Ana Terra), serviu de inspiração para bordar o repertório cantando a força das mulheres em melodias e letras, tudo isso costurado pelos textos de grandes autoras.
Apresenta canções de sua autoria e ainda interpreta novos e consagrados nomes da MPB como: Joyce, Rita Lee, Alice Caymmi, Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Cátia de França, Nana Caymmi, Sueli Costa, Michele Leal, etc.Em 24 de junho Juliana participou do projeto “Tributo a Caymmi” no Clube da Bossa Nova, no SESC,em Brasilia, numa linda homenagem a sua família, com participações de Márcia Tauil, Lino Mourais e Sheilami Sheilami Guerreiro.
Facebook: https://www.facebook.com/caymmijuliana/
Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am