João Donato e Donatinho lançam o CD “Sintetizamor” em parceria.

João Donato (82) pianista e compositor acriano, considerado um dos maiores ícones da música nacional, grava seu novo álbum, em parceria com o filho tecladista, compositor e produtor Donatinho. Por incrível que pareça, esse é o primeiro disco em que o Donatão não vai tocar piano acústico, só sintetizadores. “A produção foi toda feita com instrumentos analógicos. A ideia era trazer o João Donato para um universo pop, eletrônico e dançante. Eu disse que ele estava proibido de tocar piano acústico neste CD”, brinca Donatinho. O disco será nas versões CD e LP. O álbum lançado pela Deck , foi todo gravado no estúdio Synth Love – RJ, que pertence ao Donatinho. Pai e filho assinam juntos o repertório do disco.

Aos 32 anos, Donatinho é conhecido como um dos mais criativos e inquietos talentos da música brasileira. Os sons que saem de sua coleção de teclados vintage e de suas programações já há uma década vêm contribuindo para a música de artistas como Gal Costa, Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Djavan, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Ivete Sangalo e Donatão e até a dupla Sly & Robbie, entre outros nomes. Fã confesso da década de 80, Donatinho diz que suas maiores e mais importantes referências surgiram dessa época.

A concepção da arte da capa do álbum “Sintetizamor” é do próprio Donatinho, apresentando uma ilustração sua e de seu pai numa linha futurista com a estética dos quadrinhos. A ilustração é do desenhista Allan Jefferson, da empresa norte-americana “Marvel Comics”. “Além de toda a parte musical, a questão artística, gráfica e fotográfica também foi muito bem pensada. O projeto em si inclui não só as 10 faixas do disco, mas também esse futuro meio retrô, que dá uma ideia de anos 1980”. “Sintetizamor” já é considerado um dos melhores do ano pelo prêmio “APCA”. Segundo informações do DJ Wilson Taíra, que apresenta o programa de MPB “Daily Tips Portuguese” na rádio japonesa LOVE FM 76.1MHz, o disco será lançado no Japão pela “THINK! RECORDS” no dia 23 de agosto, em CD e LP como foi lançado no Brasil pela Deckdisk. Para quem esta no Japão é só acessar o link: http://diskunion.net/portal/ct/list/0/80825075Foi realizada uma parceria com o selo Names You Can Trust, do Brooklyn e vai sair uma versão em vinil compacto, 7 polegadas do Sintetizamor. Serão 2 faixas: Lei do Amor e Surreal. Esse super compacto com direito a label foi inspirado nos discos da CBS.
Ele vem com um cartão postal com a capa original do disco.
Os compactos já estão disponíveis para pré-venda no site: http://nyctrust.bandcamp.com/album/lei-do-amor

Em 2016 João Donato havia gravado, “Donato Elétrico”, que foi indicado ao “Grammy Latino” na categoria de melhor álbum instrumental.

O mestre João Donato estará participando do “Rock in Rio”, dividindo o “Palco Sunset” com as talentosas Tiê, Mariana Aydar, Emanuelle Araújo e Lucy Alves. A ideia era gravar um disco de som essencialmente eletrônico, com músicos convidados, mas sem banda fixa. A base do som vem do encontro dos dois músicos no estúdio, com Donato tocando sintetizadores de tom vintage em vez do habitual piano acústico. O disco conta com participações de artistas como Davi Moraes, Domênico Lancellotti, Rogê e Ronaldo Bastos.

“De Toda Maneira” é a faixa que abre o disco “Sintetizamor”.
Parceria de Donatinho, João Donato e Davi Moraes, é uma faixa no estilo “party track”, que tem a participação do Davi na guitarra e também fazendo as brincadeiras com Donatinho nas falas.
A letra é leve, clima de festa e faz uma brincadeira com os dois pais, Moraes Moreira e Donatão.
Além disso é uma faixa que retrata bem o conceito do disco que é trazer o Donatão pro universo de Donatinho: pop, dançante e com muitos sintetizadores.

Donatinho e Julia Bosco

A segunda faixa do disco se chama “Surreal”.
Parceria de Donatinho, João DonatoDomenico Lancellotti e Julia Bosco.
Essa faixa é uma homenagem a Herbie Hancock.
Nessa música, Donatinho canta totalmente no talkbox (um aparelho que dá um efeito de voz de robô).
Tem uma letra solar, que fala de praia, fim de tarde à beira mar e amor.
Donatinho assina o arranjo de sopros da faixa que conta com Marlon Sette no trombone, Diogo Gomes no trompete e Ricardo Pontes na flauta.

Ainda tem a participação do grande Marcelo Amaro na percussão.

A terceira faixa se chama “Quem é Quem”.
Parceria de Donatinho, João Donato e Jean Kuperman.
Essa música tem uma pegada bem disco music dos anos 70.
A letra faz uma brincadeira com o nome de um dos albuns mais famosos do Donatão e fala um pouco da coisa do norte do Brasil e também da situação atual do mundo.
Essa faixa conta com a participação da Gabriela Riley nos vocais, Leonardo Vieira na guitarra e é também a unica música do disco que tem baixo elétrico, tocado synthlantemente pelo super Pedro Dantas.“Interstellar” é a quarta faixa.
Parceria de Donatinho, João DonatoGabriela Riley e Davi Moraes, é a única música em inglês do álbum e interpretada por Donatinho.
Gabriela sacou de primeira a onda espacial e fez uma letra bem no estilo.
Donatinho divide os vocais com ela e Davi participa tocando guitarra e vocoder.
É uma faixa bem pista, mais downtempo e com um clima bem 80’s.

 

“Lei do Amor” é a quinta faixa e também o primeiro single lançado do disco.
Parceria de Donatinho, João Donato e Rogê, a música tem um clima boogie 80, bem no estilo dos arranjos do Lincoln Olivetti.

Donatinho e Donatão cantam juntos essa faixa que tem uma letra que fala de amor, de um jeito leve e bonito. A canção  que tem uma carga emocional muito grande, revela os laços existentes entre pai e filho de uma maneira muito bonita. Não são apenas os laços musicais, mas os laços de sangue, amor e carinho existentes entre eles, sentimentos tão em falta nos dias de hoje nas relações familiares. Rogê participa da faixa tocando guitarra.“Clima de Paquera” é a sexta faixa.Tema instrumental romântico, composto na época do PARAPHERNALIA, é uma balada com influências de uma das bandas preferidas de Donatinho: Earth, Wind & Fire.
O destaque da faixa fica por conta do João Donato xavecando a Julia Bosco.
Donatinho assina o arranjo de sopros que conta com esse time de primeira: Marlon Sette no trombone, Diogo Gomes no trompete e Ricardo Pontes na flauta.
A faixa ainda conta com a participação especialíssima de 3 guitarristas: Leonardo Vieira, Rogê e Felipe Pinaud.

“Luz Negra” é a sétima faixa.
Parceria de Donatinho, João Donato e Jonas Sá, é talvez a faixa mais inusitada do disco.
Música que tem influências de Zapp & Roger, traz Donatinho se dividindo cantando e usando o talkbox.
A letra é bem ácida e fala de uma garota de programa que transita entre o submundo e o luxo.
Essa faixa traz a participação do grande Fernando Vidal na guitarra.
Aumenta o som aí!!!

“Vamos Sair à Francesa” é a faixa 8.
Parceria de João Donato, Donatinho e  Ronaldo Bastos.
Não poderia ficar de fora uma faixa latina com a cara do Donatão.
É um Cha Cha bem animado e com sabor retrô por conta dos synths analógicos e da bateria eletrônica old school, estilo mini pops, que era famosa na época do Hi-Fi.
Essa faixa conta com a participação da irmã de Donatinho, Maria Joana, nos vocais.

CRÉDITOS DAS FONTES:

Website Donatinho: http://donatinho.com/
Facebook Donatinho: https://www.facebook.com/DonatinhoOficial/
Website João Donato: http://joaodonato.com.br/
Facebook: João Donato: https://www.facebook.com/joaodonatooficial/?fref=mentions
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9HjQHuymL7-ziBNcJOxjgw

https://youtu.be/d_PtrBUxAtA

https://youtu.be/02Bf9ycMsA4

https://youtu.be/00VflnyH4Rc

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)