
Filipinas: Duterte avança para região autônoma em Mindanao.
O presidente filipino Rodrigo Duterte expressou sua intenção de acelerar o estabelecimento de uma região autônoma muçulmana na ilha do sul do país.
Grupos militantes, em Mindanao, entraram em confronto com as forças governamentais desde a década de 1970, em busca da independência.
O maior grupo separatista muçulmano do país, a Frente Moro de Libertação Islâmica, firmou um acordo de paz com o governo em 2014, desde que seja permitido estabelecer uma entidade política autônoma.
Uma lei para criar a região foi enviada à Duterte nesta segunda-feira (17). O presidente expressou seu apoio e prometeu apressar o processo de implementação.
Duterte quer conter a crescente influência do grupo terrorista Daesh (Estado islâmico) em Mindanao, cortejando o apoio dos moradores muçulmanos.
Rebeldes ligados ao grupo militante têm lutado contra as forças governamentais desde maio, em um esforço para criar uma fortaleza na ilha.
Houve temores de que a Frente de Libertação Islâmica Moro possa se aproximar do grupo do Estado islâmico, à medida que a desilusão sobre o processo de paz cresce.
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm



















