Abe deverá remover Inada na reorganização do Gabinete, em agosto.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, planeja remover a ministra da Defesa, Tomomi Inada, quando reorganizar seu gabinete, provavelmente em 3 de agosto.
Abe disse aos repórteres, neste domingo (9), que planeja reorganizar a liderança do gabinete e do partido no início do próximo mês. Ele disse que irá nomear pessoas de um amplo espectro para estabilizar sua administração e alcançar um avanço na realização de reformas.
Acredita-se que Abe tenha decidido manter o vice-primeiro ministro e Ministro das Finanças, Taro Aso, e o Chefe do Gabinete, Yoshihide Suga. O principal secretário-geral do Partido Liberal Democrático, Toshihiro Nikai, também espera manter seu posto.
Porém, Abe planeja remover uma de suas assessoras mais próximas, Inada, após a esmagadora derrota de seu partido na eleição da assembléia metropolitana de Tóquio, na semana passada.
Inada ficou sob fogo intenso por observações que fez em uma manifestação durante a campanha eleitoral. Ela pediu ao público, como ministro da Defesa, para apoiar um candidato do LDP em nome de seu ministério, das forças de auto defesa e do LDP. Mais tarde, ela voltou atrás nas observações.
Os partidos de oposição, porém, exigiram que Abe demitisse Inada, dizendo que tentou usar as Forças de Auto Defesa politicamente, para o partido no poder.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












