
Abe aceita renúncia de Inada.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou sua aceitação da renúncia da ministra da Defesa, Tomomi Inada. Ele apresentou desculpas ao povo japonês.
Falando aos jornalistas, nesta sexta-feira (28), Abe disse que o ministro das Relações Exteriores, Fumio Kishida, assumirá como ministro da Defesa, substituindo Inada. Ele disse que o Japão não pode permitir lacunas no gerenciamento de sua segurança.
Mais cedo, Abe se encontrou com Inada para discutir os resultados da investigação interna do Ministério da Defesa sobre a alegada manipulação incorreta de registros de atividades da missão de manutenção da paz no Sudão do Sul.
Abe disse que Inada entregou-lhe uma carta de demissão e lhe disse que gostaria de assumir a responsabilidade como chefe da defesa.
Abe disse que aceitou a demissão de Inada.
Abe acrescentou que a responsabilidade de nomear ministros está sob sua responsabilidade. Ele disse que está ciente da necessidade de levar a sério as duras críticas feitas aos seus ministros pelo público, dizendo que oferece à população suas mais sinceras desculpas.
Abe prometeu fazer o máximo para manter a vigilância e garantir a segurança da população japonesa diante do aumento das ameaças dos programas nucleares e de mísseis da Coréia do Norte.
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm



















