
Qatar, responsável pela produção de 25% do hélio mundial, parou a produção do gás.
Qatar, segundo maior produtor de hélio no mundo, precisou parar a produção desse gás em função do bloqueio econômico declarado por seus vizinhos, informou Reuters, com fontes no setor.
Duas empresas de hélio no Qatar são geridas pela companhia RasGas, uma filial da estatal Qatar Petroleum. As fontes na companhia informaram que as duas empresas pararam a produção, pois a Arábia Saudita fechou as suas fronteiras com o Qatar, inviabilizando assim as rotas de exportação de hélio, que era feita por terra.
Segundo RasGas, as empresas produzem dois bilhões de metros cúbicos de hélio por ano, o que corresponde a 25% da demanda mundial do produto.
Hélio é largamente utilizado em diversos setores produtivos: inclusive na metalurgia e na indústria de alimentos, além de servir para encher balões.
No dia 5 de junho, Arábia Saudita, EAU, Egito e Bahrein romperam as relações diplomáticas com Qatar, acusando o país de apoiar o terrorismo e de interferir em assuntos internos dos países árabes. O rompimento foi seguido pelas Maldivas, Maurícias e Mauritânia. Senegal, Niger e Chade convocaram os seus embaixadores de Doha. Jordânia e Djibouti reduziram as atividades das suas representações diplomáticas no país.
- TAKE THE 55 lança álbum de estreia “Rhythm Secrets” - 18 de fevereiro de 2026 10:18 pm
- Artes tradicionais celebram chegada da primavera em Aomori - 18 de fevereiro de 2026 9:50 pm
- Sara Duterte anuncia candidatura à presidência das Filipinas em 2028 - 18 de fevereiro de 2026 9:46 pm



















