
Primeiro F-35 montado no Japão é apresentado ao público.
A próxima geração de aeronave de combate do Japão, o caça furtivo F-35, foi mostrada ao público.
O primeiro F-35 montado no mercado interno foi revelado em uma fábrica da Mitsubishi Heavy Industries, na prefeitura de Aichi, no centro de Japão, nesta segunda-feira (5).
Em uma cerimônia, o ministro de Estado da Defesa, Kenji Wakamiya, disse que o F-35, o caça mais avançado do mundo, será importante para a defesa nacional do Japão, acrescentando que tem a certeza de que ajudará a fortalecer os laços Japão-EUA.
O F-35 possui fortes capacidades furtivas, que impedem sua detecção por radar. O caça foi desenvolvido pelos Estados Unidos e por mais 8 países.
O Japão não faz parte da equipe de desenvolvimento, mas é responsável por montar a fuselagem do avião e a fabricação de seus sistemas de radar e outras partes.
A Força Aérea de Autodefesa do Japão planeja introduzir 42 caças F-35 como sua principal aeronave de combate da próxima geração. O primeiro será implantado em sua base de Misawa, na prefeitura de Aomori, norte de Japão, até março do próximo ano.
Os países responsáveis pelo desenvolvimento e produção do F-35 poderão trocar as peças do caça entre si. Isso significa que peças japonesas também serão usadas pelas 9 nações, bem como por outros usuários, como Israel.
Oficiais do Ministério da Defesa do Japão disseram que não há necessidade do Japão dar consentimento prévio para a transferência de peças fabricadas pelo país para outras nações, uma vez que os EUA assumirão a exclusiva responsabilidade de controlar tais transferências, e restringirão, severamente, as transferências para países envolvidos em conflitos.
- Japão deve receber menos turistas chineses no Ano Novo Lunar - 15 de fevereiro de 2026 11:46 pm
- Corrida de trenós com cães anima fim de semana em Hokkaido - 15 de fevereiro de 2026 11:41 pm
- Protesto em Minneapolis fecha loja Target e critica atuação do ICE - 15 de fevereiro de 2026 11:34 pm



















