Ícone do site Radio Shiga

Prévia: Theresa May vence eleições no Reino Unido, mas perde maioria no Parlamento

Image © (Primeira-ministra da Grã-Bretanha e candidata conservadora, Theresa May (E) e o candidato do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn / Reprodução / AFP / John Thys, Paul Ellis) Prévia: Theresa May vence eleições no Reino Unido, mas perde maioria no Parlamento - Jun/2017

Prévia: Theresa May vence eleições no Reino Unido, mas perde maioria no Parlamento.

As eleições gerais do Reino Unido ocorreram nesta quinta-feira, 8 de junho.

Como o Reino Unido é uma democracia parlamentar, não há voto direto para o primeiro-ministro. No entanto, o cargo deve ser decidido entre duas pessoas: a conservadora titular Theresa May ou o trabalhista Jeremy Corbyn.

Resultados preliminares indicam que os Conservadores formarão o maior partido, mas podem não obter maioria, o que forçará o partido a costurar um acordo com outros partidos para governar. Até o momento, os trabalhistas são os grandes vencedores da eleição. Se os resultados se mantiverem, May pode conseguir manter o cargo de primeira-ministra, mas terá capital político substancialmente reduzido para negociar o Brexit com a União Europeia.

Com a popularidade em alta, a primeira-ministra convocou as eleições fora de época (chamadas de snap elections em inglês) de forma a se legitimar no cargo herdado com a renúncia do ex-premiê David Cameron. A campanha confusa, a recusa em participar de debates televisivos e dois atentados em Manchester e Londres minaram a então larga vantagem da Conservadora.

Com a possibilidade de perder a maioria no Parlamento, a pergunta “Por quê Theresa May convocou eleições?” é a busca mais feita no Reino Unido no momento:

O líder trabalhista Jeremy Corbyn já afirmou em discurso que Theresa May deveria renunciar já que “perdeu cadeiras [no Parlamento], perdeu votos, perdeu apoio e perdeu confiança. Eu pensaria que isso é suficiente para ela sair”.

Em seu discurso, uma abatida primeira-ministra afirmou que o país “precisa de um período de estabilidade”.

A capa do jornal “Daily Mail” traz a manchete “Aposta que saiu pela culatra”.

Sair da versão mobile