Ícone do site Radio Shiga

O governador de Fukui aprova a desmontagem do reator de Monju

Image © (Usina Monju, em Tsuruga, província de Fuky / Reprodução / Kyodo - via http://www.japantimes.co.jp) O governador de Fukui aprova a desmontagem do reator de Monju - Jun/2017

O governador de Fukui aprova a desmontagem do reator de Monju.

O governador de  Fukui, no centro do Japão, consentiu em desmontar o protótipo do reator nuclear na província.

O governo japonês decidiu, em dezembro, desmontar o reator de Monju depois de 30 anos, seguindo uma série de problemas de segurança, e, citando o aumento de custos.

O governador, Issei Nishikawa, se opôs ao plano, expressando preocupações quanto à segurança do processo de desmonte.

Nishikawa se reuniu, nesta quarta-feira (7), em Tóquio com o secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, e com o ministro das Ciências, Hirokazu Matsuno.

Matsuno explicou o plano básico para o desmantelamento do reator. O ministro da ciência disse que o combustível nuclear gasto e o refrigerante de sódio seriam removidos da província no futuro, acrescentando que o governo apresentará um plano de desenvolvimento para a cidade anfitriã de Tsuruga no próximo ano fiscal. Ele disse que isso tornaria a cidade um centro de pesquisa nuclear e treinamento de pessoal.

O governador Nishikawa disse que confirmou o plano básico do governo para desmantelar a usina e revitalizar a comunidade. Ele disse que não tinha escolha senão aceitar o desmantelamento. Ele enfatizou que o processo deve ser realizado com segurança.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile