
Kansai Electric reinicia outro reator nuclear na costa do Mar do Japão.
A Kansai Electric Power Co reiniciou, nesta terça-feira (6), um reator em sua usina de Takahama, na prefeitura de Fukui, na costa do Mar de Japão, que havia sido suspensa por uma decisão judicial em março do ano passado, com o objetivo de retomar sua operação comercial no início de julho.
Após a reativação, espera-se que o reator número 3 da usina atinja a criticidade na quarta-feira (7) e comece a produzir eletricidade por volta de sexta-feira (9).
O reator permaneceu desligado, juntamente com o reator número 4 na usina de Takahama, depois que o Tribunal Distrital de Otsu decidiu contra a operação, em março do ano passado, citando preocupações de segurança. Foi a primeira liminar já emitida no país para parar a operação de reatores nucleares.
Porém, a decisão foi revogada pelo Tribunal Superior de Osaka em março deste ano, permitindo o reinício. O reator número 4 foi reiniciado em 17 de maio e está programado para iniciar a operação comercial em meados de junho.
A Kansai Electric provavelmente reduzirá as taxas de eletricidade no início deste verão, após as restituições das operações nos reatores números 3 e 4.
Os dois reatores passaram por uma verificação em fevereiro de 2015, depois que o Japão introduziu requisitos de segurança mais rígidos na sequência do desastre nuclear de Fukushima de março de 2011.
Ambos os reatores funcionarão com combustível de óxido misturado ou MOX – que é criado a partir de plutônio e urânio extraído de combustível gasto – no âmbito do projeto “pluthermal”.
Há um total de 157 conjuntos de barras de combustível, incluindo 24 de combustível MOX, inseridos no reator número 3.
A partir da semana passada, quatro dos 42 reatores comerciais do Japão em todo o país estavam operando – o reator número 4 na usina de Takahama, os reatores números 1 e 2 da usina de Sendai, da Kyushu Electric, na prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão e o reator número 3 da usina de Ikata da Shikoku Electric Power Co, na Prefeitura de Ehime, de acordo com a Agência de Recursos Naturais e Energia.
- Adolescente morre e dois ficam feridos em ataque em Osaka - 15 de fevereiro de 2026 5:06 pm
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm



















