
EUA aumentarão sua presença militar na Ásia.
Os Estados Unidos continuarão a aumentar a sua presença militar na região da Ásia-Pacífico e fortalecerá os laços de defesa com seus aliados, disse o secretário de Defesa dos EUA, James Mattis.
“Nosso esforço no Departamento de Defesa dos EUA é fortalecer as capacidades militares dos EUA na região”, disse ele em evento em Cingapura. “Atualmente, 60% de todos os navios da Marinha dos EUA, 55% das Forças do Exército, cerca de dois terços da Frota da Marinha estão atribuídos na área de responsabilidade do Comando do Pacífico dos EUA”.
O chefe da Defesa disse que a Conferência de Segurança Ásia-Pacífico trouxe uma iniciativa para ampliar o investimento no Departamento de Defesa, “fortalecendo a ordem baseada em regras, para melhor posicionar-nos para apoiar a estabilidade em uma região em mudança”.
O Secretário de Defesa também disse que os Estados Unidos continuarão a apoiar as Filipinas na sua luta contra o terrorismo após um ataque islâmico na cidade de Marawi.
“Estamos ao lado das Filipinas na luta em que estão atualmente envolvidos”, prometeu Mattis. “Estamos ajudando a treinar, aconselhar e auxiliar as forças filipinas em sua luta contra organizações violentas e extremistas no sul — e acho que todos devemos esse apoio ao governo filipino. Também continuamos a apoiar a modernização das forças filipinas para abordar os desafios de segurança do país”.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















