Coreia do Norte recusa assistência médica da Coreia do Sul

Depois que Seul expressou seu apoio ao aumento das sanções contra Pyongyang pelos EUA e pela ONU, a Coréia do Norte recusou outra oferta sul-coreana de ajuda humanitária ao país, cada vez mais isolado, do norte.

0
Image © (Líder norte-coreano Kim Jong-un / Reprodução / AP Photo / Wong Maye-E - via Agência Sputnik) Coreia do Norte recusa assistência médica da Coreia do Sul - Jun/2017

Coreia do Norte recusa assistência médica da Coreia do Sul.

Depois que Seul expressou seu apoio ao aumento das sanções contra Pyongyang pelos EUA e pela ONU, a Coréia do Norte recusou outra oferta sul-coreana de ajuda humanitária ao país, cada vez mais isolado, do norte.

Segundo relatórios, o Movimento de Compartilhamento da Coréia, um grupo não-governamental que procura restabelecer os laços entre os dois países mediante a entrega de ajuda médica e agrícola, teve sua permissão, para entregar os suprimentos à República Popular Democrática da Coréia (RPDC), recusada, na sequência da Implementação de novas e duras sanções contra Pyongyang, de acordo com a Agência Yonhap.

“Nós decidimos adiar nossos planos para entregar os suprimentos e visitar a Coreia do Norte para cooperação”, disse Kang Young-sik, o secretário-geral do grupo, depois que a RPDC soube do apoio da Coréia do Sul ao decreto de sanção da ONU .

Na sexta-feira (2), o Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade, sancionar mais 14 alto oficiais norte-coreanos e várias entidades empresariais estatais, à luz dos contínuos testes de mísseis balísticos por Pyongyang.

As hostilidades em curso e a postura militar são susceptíveis de fazer o compromisso com Pyongyang, pelo presidente liberal da Coréia do Sul, Moon Jae-in, difícil, se não impossível, dado o atual e tenso clima bilateral.

Desde que Moon assumiu o cargo em maio, sua administração, ao contrário da liderança anterior que cortou todos os laços devido ao teste nuclear, permitiu 15 pedidos de organizações não-governamentais locais para implementar trocas entre as duas Coreias.

Essas ofertas de ajuda foram constantemente rejeitadas por Pyongyang.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.