Ícone do site Radio Shiga

Mercados asiáticos em alta, com líderes felicitando o presidente eleito da França

Image © (Presidente eleito da França, Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte Trogneux, celebram, no palco, sua vitória, perto do Louvre, em Paris, França, 7 de maio de 2017 | Reuters / Christian Hartmann - via https://asiancorrespondent.com) Mercados asiáticos em alta, com líderes felicitando o presidente eleito da França - May/2017

Mercados asiáticos em alta, com líderes felicitando o presidente eleito da França.

Mercado de ações asiático em alta, enquanto o euro atingiu seu valor máximo em seis meses, em resposta à vitória do centrista Emmanuel Macron sobre sua oponente, de extrema-direita, Marine Le Pen, nas eleições presidenciais da França, neste domingo (7).

Quando Macron, de 39 anos, favorável à livre iniciativa e pró-União Européia, emergiu como candidato vencedor na França, faz com que os mercados de ações asiáticos, como o Nikkei do Japão, a HSI de Hong Kong, a ASX 200 da Austrália e a KOSPI da Coréia do Sul tivessem uma alta.

A média de ações da Nikkei atingiu seu maior nível desde dezembro de 2015, registrando um aumento de 1,68% no preço das ações. O ASX, entretanto, teve um aumento de 0,69%. O mercado de ações de Shanghai diminuiu, ligeiramente.

Ao se tornar o mais jovem presidente da França, Macron derrotou Le Pen por uma margem, inesperadamente ampla, de cerca de 20% – ganhando 66% dos votos, em comparação com pouco menos de 34% do candidato da Frente Nacional.

O presidente chinês, Xi Jinping, felicitou Macron pela sua vitória, manifestando sua vontade de aumentar os laços entre os dois membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

A mídia chinesa informou que Xi disse que a França foi o primeiro grande país ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a China comunista. O fortalecimento das relações China-França beneficiaria não só ambos país, mas a paz global, a estabilidade e o desenvolvimento, disse Xi.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi classificou a vitória de Macron de “enfática”, acrescentando que: “Estou ansioso para trabalhar, em estreita colaboração, com o presidente eleito, Emmanuel Marcon, para fortalecer ainda mais os laços Índia-França”.

O primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, classificou a vitória de Macron de “histórica”, enquanto o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Bill English, também expressou seus parabéns.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também elogiou a “grande vitória” de Macron, expressando seu desejo de trabalhar em conjunto.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, emitiu uma declaração oficial dizendo que: “a vitória do presidente eleito Macron é uma vitória simbólica contra movimentos nacionalistas e protecionistas e mostra um voto de confiança na União Européia”.

A campanha nacionalista de Le Pen ameaçou retirar a Europa da UE se fosse eleita, o que teria causado mais incerteza na economia global, após o voto do Brexit, no ano passado.

“O risco político na Europa tem sido considerado como um dos principais temas do mercado este ano. Mas na Holanda (o líder do partido anti-UE, Geert) Wilders perdeu em março.

A eleição francesa está, agora, fora do caminho “, disse o estrategista sênior de investimentos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities, Norihiro Fujito, à Reuters.

Sair da versão mobile