Japão promete US$ 40 milhões para o fundo do Banco de Desenvolvimento da Ásia.
O Japão prometeu US $ 40 milhões para um novo fundo do Banco de Desenvolvimento da Ásia – Asian Development Bank (ADB), para ajudar a promover infra-estrutura ecológica na região.
O ADB abriu a sua 50ª reunião anual em Yokohama, perto de Tóquio, neste sábado (6). Participaram ministros das finanças e governadores de bancos centrais de 67 países e regiões.
O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, observou em seu discurso de abertura que o ADB estima que a Ásia precise de 26 trilhões de dólares, para o desenvolvimento de infra-estrutura, nos próximos 15 anos.
Ele disse que o Japão espera aumentar sua cooperação com o ADB para construir infra-estrutura de alta qualidade na região, acrescentando que o país oferecerá 40 milhões de dólares nos próximos dois anos, para ajudar a desenvolver fontes de energia limpa e sistemas de transporte, que exigem tecnologia avançada.
O apoio do Japão, em tecnologia ambiental, é parte de um esforço para diferenciar o ADB do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, que está aumentando sua presença na Ásia. O Japão também pretende expandir suas exportações de infra-estrutura para a região.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm

