Fernanda Cabral: Cantora realiza projeto Música nas Incubadoras.

Música nas Incubadoras é um projeto de largo alcance social e humanitário desenvolvido pela multi-instrumentista, cantora, compositora e atriz Fernanda Cabral, que utiliza melodias vocais e sonoridades acústicas, em forma de micro concertos, para a recuperação de bebês prematuros em unidades. Fernanda, que fundou a Cia. Studio Sereia em 2014, se dedica a criação de trilhas sonoras para teatro.

Neste mesmo ano compõe “El gatito Misimí” para a obra de teatro “La Caperucita Roja” da Cia. Mulambo de Val Barreto em Madrid-Espanha e assina a direção e trilha sonora da peça “Da Ilíada ao Cangaço: Mulheres em Cena” apresentada no Festival Cometa Cenas de Brasília, no ano de sua fundação. Com ampla experiência no teatro para bebês, Fernanda Cabral colaborou como atriz e compositora com a Cia La Casa Incierta, participando de seu espetáculo seminal, a peça “Pupila D’àgua” (2002). O espetáculo conta com mais de 800 apresentações por diferentes países como Espanha, França, Itália, Bélgica, Rússia, Portugal e Brasil.

A cantora que mantém uma carreira internacional, esteve realizando de janeiro a março a turnê “Voz e Violão – Europe Tour 2017” em algumas cidades da Espanha e de Portugal. Nessa turnê contou com a participação de grandes músicos e diferentes formações, apresentando ao público algumas canções do seu próximo disco e recordando  as do primeiro, “Praianos”.

Fernanda possui um lindo projeto chamado “O FAROL”, que é um espetáculo cênico-musical de teatro para bebês de 0 meses à 4 anos. Uma obra de teatro, música e dança para bebês e acompanhantes. Idealizado por Fernanda Cabral que escreve o texto com a colaboração de Chico César e Lau Siqueira e, dirigido por Clarice Cardell (La Casa Incierta). Sua criação dramatúrgica surge a partir de uma construção poética sonoro-musical em diálogo com o universo imagético da primeira infância.

Tendo passado por um longo período de amadurecimento, desde sua gênese em Portugal, nas incubadoras do Hospital Santo André de Leiria, e seu desdobramento na Espanha, desta vez nas UTIs neonatais do Hospital 12 de Octubre, o projeto chegou em 2015 às incubadoras do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), por meio do 2o Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância. A experiência se repetiu em 2016, na terceira edição do Festival, com reconhecimento das famílias e da comunidade médica e com grande repercussão na mídia.

Este é, portanto, um projeto de inclusão e de acessibilidade. Dá oportunidade para que os bebês – portadores de múltiplas deficiências, isolados por sua condição prematura – acessem, por meio da música, o direito a uma atenção de qualidade durante seu esforço para amadurecer e integrar-se à vida.

A música aplicada nas unidades hospitalares já foi considerada medida complementar nos cuidados médicos por seu alto valor terapêutico. Daí, a importância da musicoterapia como ferramenta para a promoção da saúde.

A música tem efeitos positivos sobre o manejo da dor, pode ajudar a reduzir tanto a sensação de angústia e estresse como uma dor crônica ou pós-operatória. Também melhora o movimento do corpo e coordenação, reduzindo a tensão muscular e favorece o ganho de peso, contribuindo de forma significativa para a sua recuperação. É sabido ainda que a musicoterapia aumenta o sucesso da amamentação e o desenvolvimento comportamental neuro-social. Os benefícios da música, nas incubadoras particularmente, estendem-se à relação do bebê com seus pais, ao promover sensações afetivas que reafirmam o vínculo entre eles.

Além do seu trabalho de compositora e cantora, Fernanda Cabral desenvolve pesquisas no campo da música. Os efeitos dos fenômenos sonoros e o papel da escuta na construção de uma dramaturgia para bebês foram temas de sua pesquisa de Mestrado. Questão que ela leva para o âmbito das incubadoras, acentuando o valor da escuta (do campo vibratório do bebê prematuro) na construção de uma vibração sonoro-musical que alcance a matéria do recém-nascido. Ou seja, para perceber a demanda de cada bebê, a principal tarefa do músico nas incubadoras é a de desenvolver a atividade da escuta.

Fernanda acredita que quanto mais qualidades sonoras se oferecem a um bebê, maior será sua atenção e recepção, maior será sua escuta. Por isso os seus micro concertos são apoiados no uso da voz e de diferentes instrumentos musicais que fazem referência simbólica aos 4 elementos.

Para acessar sonoramente o elemento AR, por exemplo, utilizam-se as flautas de bambu ou outros instrumentos de sopro. Para ÁGUA, o próprio elemento é manuseado por meio de dois potes e um coador que amplificam o seu efeito sonoro para que a escuta esteja mais próxima possível do som natural da água. Para o elemento TERRA, diferentes tipos de sementes são manipulados em cabaças africanas e outros instrumentos percussivos, como o xequerê ou o caxixi. O FOGO, nesse jogo sonoro dos 4 elementos, é representado simbolicamente pelo som metálico da KALIMBA (instrumento de origem africana).

Na presença dos pais e bebês no recinto, a artista improvisa uma melodia apoiada nos fonemas-sonoros dos nomes de cada um dos presentes ali. Esta prática oferece ao paciente adulto um reconhecimento da sua presença e de sua importância no encontro musical e no recinto. A canção também surge das referências musicais da cantora, ou seja, de um repertório pré- existente de sonoridades e melodias, sejam rítmicas como as batidas de côco, ou melódicas, como as emboladas ou canções de ninar tradicionais brasileiras.

“Quero aplicar o projeto com regularidade e poder trabalhar melhor o campo energético do bebê e da mãe, porque é para ajudar na recuperação dos dois”, conta Fernanda, que mais do que musicista ali se transforma num misto de xamã, pajé, mãe de santo e até padre incensando o ambiente. As enfermeiras da maternidade Juliana Dantas e Rafaela Dutra entendem que a prática pode beneficiar não só os prematuros, mas todos os recém-nascidos do hospital.

Fonte: https://www.studiosereia.com/
Facebook: https://www.facebook.com/studiosereia.teatroparabebes/

Radio Shiga by Cleo Oshiro Oficial Page: http://wp.radioshiga.com/programacao/

 

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)