Dois destroyers japoneses chegam ao Vietnã.
Dois destroyers das Força de Autodefesa Marítima do Japão chegaram ao sul do Vietnã, para participar de exercícios conjuntos liderados pelos EUA.
Os destroyers Izumo e Sazanami, atracaram no porto em Cam Ranh Bay no sábado (20).
Os destroyers irão se juntar a outros navios, incluindo o navio de transporte de alta velocidade, Fall River, da marinha dos EUA, na realização de exercícios conjuntos para apoio humanitário e as respostas do desastre.
O comandante da flotilha Izumo, o contra-almirante Yoshihiro Goka, disse que o movimento demonstra a determinação do Japão de fazer mais uma contribuição para a paz e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico, acrescentando que o país irá avançar a cooperação de segurança com as nações da ASEAN.
Esta é a primeira vez que o Izumo atracou na baía estratégica, que forma uma entrada no Mar da China Meridional. Vietnã e outras partes têm disputas territoriais com a China no Mar do Sul da China.
Analistas acreditam que a participação dos destroyers nos exercícios conjuntos é, em parte, destinada a manter a assertividade marítima da China em cheque.
O Izumo é um dos maiores destroyers do Japão, medindo cerca de 250 metros de comprimento. A ponte está de um lado, fazendo-o assemelhar-se a um porta-aviões. O navio pode transportar até 14 helicópteros.
- Ucrânia adapta táticas militares para enfrentar frio extremo - 16 de fevereiro de 2026 5:25 pm
- Kim Jong Un usa famílias enlutadas por militares mortos na guerra Ucrânia-Russia para reforçar propaganda - 16 de fevereiro de 2026 5:20 pm
- Japão conquista duas medalhas no 10º dia dos Jogos - 16 de fevereiro de 2026 5:10 pm




















