Coreia do Norte condena envio de porta-aviões norte-americano.
O vice-embaixador da Coreia do Norte nas Nações Unidas criticou o envio de um porta-aviões norte-americano para águas próximas à península coreana. Ele também negou o envolvimento da Coreia do Norte na série de ciberataques globais.
Kim Ryong realizou uma coletiva de imprensa na sede da ONU. em Nova York. nesta sexta-feira (19).
Kim se referiu ao envio do porta-aviões USS Carl Vinson e seu grupo de ataque perto da Península Coreana para exercícios militares.
Ele disse que as exageradas provocações militares dos EUA continuam, mesmo depois dos exercícios militares conjuntos com a Coréia do Sul terem terminado.
Ele disse que isso prova, claramente, que os Estados Unidos são o líder das agressões.
Kim reiterou a posição da Coréia do Norte de que acelerará seu desenvolvimento de armas nucleares, a menos que o governo Trump abandone sua política hostil e ameaças nucleares ao país.
Kim rejeitou as alegações de que a Coréia do Norte estivesse por trás dos ataques cibernéticos, classificando-as como “ridículss”.
Ele disse que sempre que algo estranho acontece, os EUA e as forças hostis iniciam uma campanha ruidosa anti-Coréia do Norte.
Kim também se referiu ao apoio da China e da Rússia às sanções da ONU contra o Norte.
Ele disse que ambas as nações têm laços amistosos tradicionais com a Coréia do Norte, e eles compreendem a política nuclear do Norte pois o país continua a enfrentar ameaças nucleares dos EUA.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am