
Uruguai se torna o primeiro país no mundo a vender maconha livremente.
O Uruguai está pronto para se tornar o primeiro país do mundo a vender, legalmente, maconha para uso recreativo, após as etapas finais do processo de três anos de legalização da droga.
A nova lei autorizará farmácias em todo o país a vender a substância a partir de julho, disse o assessor presidencial, Juan Andres Roballo, em uma conferência de imprensa na quinta-feira (6).
O governo espera que o processo de formalização “garanta a qualidade e a pureza do produto”, acrescentou Roballo.
A maconha vendida em farmácias será cultivada por produtores licenciados pelo estado.
“Isso não é para promovê-la, mas para competir com o mercado informal”, disse ele.
A lei exige que os compradores tenham pelo menos 18 anos de idade e que se inscrevam em um registro nacional, que Roballo disse que estará em funcionamento até o dia 2 de maio. O preço será de aproximadamente R$ 4,00 por grama.
Os inscritos – que devem ser cidadãos uruguaios ou residentes permanentes – podem comprar até um máximo de 40 gramas (1,4 onças) por mês, embora se espera que os embalagens de 10 gramas sejam introduzidas mais tarde.
O país armazenou um total de 400 quilos para serem distribuídos nas farmácias, uma quantia que poderá aumentar, dependendo da demanda, disse Roballo.
Dezesseis farmácias se registraram com o governo do pequeno país, que compartilha fronteiras com a Argentina e o Brasil, para poder vender maconha para fins recreativos.
Esse número deve aumentar para 30 nos próximos meses, de acordo com Roballo.
A lei também permite que os usuários cultivem em suas próprias casas, ou junte-se a clubes cooperativos que o cultivam.
O Uruguai se tornou um pioneiro global quando legalizou o cultivo, distribuição e consumo de maconha no final de 2013, sob o mandato do ex-presidente Mujica.
Mas o processo tem sido lento, e a autorização para farmácias venderem maconha, inicialmente esperada para o final de 2014, foi adiada várias vezes.
Etapas anteriores do processo autorizaram o cultivo da maconha em casa para consumo pessoal, e através de clubes de associação.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















